Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

PSol retira candidatura de Luiz Lucas ao Senado pelo RS para apoiar Paim

Paulo Paim se disse surpreso pelo "gesto de ternura"

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta (23), a direção do PSol anunciou a retirada da candidatura de Luiz Carlos Lucas ao Senado pelo Rio Grande do Sul e o apoio ao petista Paulo Paim, que disputa a reeleição.

Num encontro na noite de quarta-feira, um grupo de militantes do PSol decidiu retirar a candidatura de Lucas e apoiar "um candidato que representa as lutas do PSOL, como a Previdência." Mas não foi unânime. Cerca de 25 pessoas protestaram contra a decisão e afirmaram que não vão fazer campanha para o petista.

O candidato ao governo do Estado pelo PSol, Pedro Ruas, afirmou que o apoio a Paim "não elimina as divergências profundas com o PT", mas que o compromisso com a classe trabalhadora falou mais alto frente à possibilidade da eleição de dois candidatos "de direita" ao Senado pelo Estado. Ruas lembrou que o primeiro voto do partido continua sendo da outra candidata do PSOL, Berna Menezes.

A dispensa da candidatura deve ser formalizada ainda nesta quinta-feira. Luiz Carlos Lucas disse que fez "o que politicamente tinha que ser feito".

Paulo Paim afirmou estar surpreso pelo "gesto de ternura" e agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho como senador.