Eleicoes2010

Relator da Ficha Limpa no Senado lamenta a indefinição do Supremo

postado em 24/09/2010 01:35
O relator do projeto da Lei da Ficha Limpa no Senado Federal, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), lamentou a indefinição em torno do julgamento da aplicabilidade da legislação no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a suspensão prejudica o pleito deste ano e acentua o sentimento de insegurança entre candidatos e eleitores. "Tinha que ter uma decisão. A proclamação do resultado tinha que ter sido feita. Ninguém sabe exatamente como as eleições vão se desdobrar em relação às pessoas que têm problema com a lei", comentou, em entrevista ao Correio.

Na avaliação de Demóstenes, como as regras da legislação não foram derrubadas, deveria prevalecer a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em junho último determinou que a Ficha Limpa deveria ser aplicada a partir do pleito deste ano. "Seria a decisão mais lógica e racional. Se a decisão não caiu, ela prevalece", reforçou.

O senador acredita ; e torce por isso ; que os ministros da Suprema Corte voltarão a se reunir na próxima semana para bater o martelo sobre o caso. "O fato é que a lei foi declarada constitucional. A dúvida que persiste é se ela vale ou não para este ano", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação