Eleicoes2010

Advogado de Roriz destaca receio em relação a quem ocupará vaga no STF

postado em 24/09/2010 14:50
O advogado Eri Varela, que compõe a defesa de Joaquim Roriz (PSC), destacou, na tarde desta sexta-feira (24/9), que a decisão de colocar a esposa do ex-governador, Weslian Roriz, para concorrer ao Governo do Distrito Federal no lugar do marido foi tomada devido à indecisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. Segundo o defensor, havia um receio de que o próximo ministro da Suprema Corte tivesse algum comprometimento. ;O que não podemos aceitar e correr o risco é ter um laranja do Lula no Supremo;.

Entenda [SAIBAMAIS]
A sessão de ontem do STF, que deveria decidir sobre a aplicabilidade da Ficha Limpa, sobre a qual a candidatura de Roriz era questionada, foi suspensa por tempo indeterminado. Após mais de 10 horas de sessão, a votação estava empatada e cinco a cinco, mas os magistrados decidiram não usar o voto de qualidade previsto no artigo 13 do regimento interno do STF. A norma confere ao presidente da Suprema Corte o poder de desempatar as decisões quando isso decorrer de ausência de ministro em virtude de vaga ou licença médica superior a 30 dias. No caso, a cadeira vaga se deve à aposentadoria do ministro Eros Grau.

Os ministros do STF são indicados pelo presidente da República. A afirmação do advogado de Roriz refere-se a essa cadeira vaga, que não tem previsão para ser preenchida, mas que deve ser uma indicação do presidente Lula, que faz campanha para o principal concorrente de Roriz nas urnas, Agnelo Queiroz (PT).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação