Um manifestante de Ponte Nova, Minas Gerais, está ;crucificado;, desde as 7h desta segunda-feira (27/9), na Esplanada dos Ministérios. André Luiz dos Santos, 50 anos, carrega nas costas uma cruz de 50 kg para protestar contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele reclama do fato de os ministros do STF não terem tomado uma definição sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa, embora tenham passado dois dias em plenário julgando um recurso do então candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que após a ;não decisão do Supremo; renunciou à candidatura.
Na cruz, o mineiro que chegou a Brasília nesta manhã, depois de 15 horas de viagem de ônibus, fixou cartazes. ;STF não suja a vontade do povo brasileiro;, diz uma das peças. Em outra, ele afirma que ;quem defende candidatos ficha suja são mais sujos do que os próprios candidatos;. O manifestante passou a manhã em frente ao Congresso Nacional, e, depois se dirigiu à Praça dos Três Poderes, parando em frente ao STF.
André Luiz dos Santos avisou que vai ficar na capital do país até que o Supremo se pronuncie de maneira definitiva sobre a Lei da Ficha Limpa. Ele entrou em greve de fome às 14h20 desta terça para sensibilizar os ministros sobre o tema. ;É um absurdo notar que as maiores autoridades da Justiça do país não souberem desempatar o julgamento sobre a validade de uma lei popular. É uma covardia com o povo brasileiro;, criticou.
Confira a videorreportagem sobre protesto em frente ao STF.