São Paulo ; Fortalecer os programas de saúde relacionados à mulher, principalmente durante a maternidade, é uma das propostas do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que participou hoje (27) de um almoço promovido pelo Movimento Nacional de Mobilização Mulheres, Vamos Lá.
;O Brasil andou para trás nesses últimos anos na saúde da mulher. Temos que recuperar [isso], criando o projeto Mãe Brasileira, que acompanha a mulher desde o primeiro dia de gravidez até o parto, com seis exames [pré-natais] e atenção durante um ano, depois de a criança nascer;, disse.
Segundo Serra, também é importante fazer mutirões preventivos, com a realização de exames de mamografia e de diagnóstico de câncer do colo de útero. ;Tem que antecipar, tem que fazer prevenção para evitar que essas doenças aconteçam;, afirmou.
O candidato do PSDB criticou a Justiça do Tocantins que proibiu a divulgação de um suposto esquema de licitações fraudulentas que pode envolver o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição no estado. Para Serra, essa foi uma ;decisão equivocada de um juiz equivocado;.
;É uma aberração completa. Na semana da eleição, num escândalo daquele tamanho, de roubalheira do dinheiro público e eles conseguem que seja proibido para os jornais e para a imprensa divulgar o que está acontecendo. Isso é um grande estelionato eleitoral;, disse.
O encontro com as mulheres foi realizado no Clube Esporte Sírio, no bairro de Moema, na zona sul da capital paulista. Ainda hoje, Serra cumpre compromissos nas cidades paulistas de Araçatuba e Presidente Prudente.