postado em 29/09/2010 11:20
Brasília - Na análise do diretor operacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, a candidata Marina Silva (PV) pode ter usado com maior eficiência seu um minuto e meio no horário eleitoral gratuito do que o candidato tucano José Serra (PSDB) com seus quase oito minutos. Lucchesi observa que a partir do início do programa da TV, em 17 de agosto, a pesquisa Ibope/CNI divulgada hoje (29) apontou um crescimento considerável e constante de Marina e uma queda de José Serra.No último mês, Marina apresentou um crescimento maior. A candidata verde havia obtido em maio 1% das intenções de voto, em junho cresceu 2 pontos percentuais e chegou nesse mês a 10%. Já José Serra caiu dos 32% computados em junho para 27% registrados em setembro. Na estimulada, Dilma também cresceu dos 38% registrados em junho para os 50% registrados neste mês.
;Concluímos que Serra não consegue recuperar a tendência de queda registrada a partir de agosto. Já a candidata Marina Silva teve crescimento grande. Talvez Marina tenha conseguido uma eficácia maior no uso do tempo de TV combinando com maior eficiência outras ferramentas de sua campanha.;
José Serra também apresentou a maior rejeição: 34%. Em junho sua rejeição era de 30%. Dilma registrou uma rejeição de 27%. Em junho, a petista tinha 23% de rejeição. Já a candidata Marina Silva obteve uma rejeição de 28% neste mês, menor um ponto percentual do que a registrada em junho de 29%.
Pesquisa Ibope divulgada há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta possível vitória da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 50% dos votos válidos. ;Se as eleições fossem hoje ela se resolveria no primeiro turno;, analisou Lucchesi.
A consulta ouviu 3.010 pessoas em 191 municípios entre 25 e 27 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33.162/2010.