postado em 29/09/2010 17:42
Um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes interrompeu o julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a legalidade da lei que obriga o eleitor a apresentar dois documentos no dia das eleições. Sete ministros votaram pela concessão da liminar ao PT, que pede a derrubada da exigência, mas Gilmar, que se manifestou contra a possibilidade de o eleitor ser dispensado de apresentar um dos documentos, pediu mais tempo para analisar o caso. Pressionado pelos colegas que desejam uma resposta rápida do STF, antes das eleições deste domingo, ele se comprometeu a levar seu voto na sessão de amanhã.
[SAIBAMAIS]A relatora da ação, ministra Ellen Gracie, votou contra a obrigatoriedadede e outros seis ministros a acompanharam, foram eles: Marco Aurélio, Dias Toffoli, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto e a ministra Cármen Lucia.
A exigência da apresentação de dois documentos havia sido imposta pela minirreforma eleitoral, aprovada em setembro do ano passado pelo Congresso Nacional, que estabeleceu como indispensável a apresentação do Título de Eleitor e de mais um documento de identidade com foto no dia do pleito.