Eleicoes2010

Dilma segue bem nas pesquisas: há chance de vitória no primeiro turno

Sondagens feitas pelo Ibope e pelo instituto Sensus mantêm a possibilidade de a petista vencer já no primeiro turno

Igor Silveira
postado em 30/09/2010 07:40
Os escândalos envolvendo a Casa Civil e a ex-ministra Erenice Guerra não alteraram os índice de intenção de voto da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, segundo as pesquisa do Ibope e do Sensus divulgadas ontem e encomendadas, respectivamente, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em ambos os levantamentos, o cenário é o mesmo: a petista seria eleita a próxima presidente da República ainda no primeiro turno. ;Desde 27 de agosto, Dilma atingiu 50% das intenções de voto e se mantém estável, e Serra não consegue recuperar a queda de agosto;, afirmou o diretor operacional da CNI, Rafael Lucchesi, referindo-se ao impacto do horário eleitoral gratuito na consolidação dos votos da ex-ministra-chefe da Casa Civil. ;Foram denúncias, de um lado, contra a Dilma e ataques, de outro, associados ao Serra. A Marina ficou livre de tudo isso e cresceu, mas nada que alterasse o resultado;, completou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Na sondagem do Ibope, Dilma tem 50% da preferência do eleitorado, contra 27% do candidato do PSDB, José Serra, e 13% da candidata do PV, Marina Silva. Levando em conta apenas a proporção dos votos válidos, Dilma lidera com 55%, Serra tem 30% e Marina, 14%. Marina, no entanto, teve pequena ascensão. Segundo os pesquisadores, a candidata do PV tem conquistado o voto dos indecisos. A taxa de rejeição da senadora verde diminuiu. Marina agora tem 28% de rejeição, índice que chegou a 41% em março.

Dilma é rejeitada por 27% dos eleitores e Serra por 34%, o maior índice da série histórica do tucano desde maio de 2009. A pesquisa do Ibope também indicou que 93% dos eleitores apontam espontaneamente Dilma como a candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, o índice era de 58%. De junho a setembro, a candidata do PT ampliou o índice de eleitores que afirmavam conhecê-la de 13% para 22%.

A pesquisa CNT/Sensus aponta que, se as eleições fossem ontem, Dilma receberia 47,5% dos votos, contra 25,6% para Serra e 11,6% para Marina. Levando em conta apenas os votos válidos, a petista venceria o pleito no primeiro turno com 54,7%, enquanto o tucano teria 29,5% e a candidata do Partido Verde, 13,3%. A diferença de 4,7% que Dilma teria de perder até domingo para evitar um segundo turno representa, de acordo com a pesquisa Sensus, cerca de 6,3 milhões de eleitores. Outro dado interessante do levantamento encomendado pela CNT mostra que 81,2% dos brasileiros sabem que, para votar, é necessário levar o Título de Eleitor e outro documento com foto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação