Porto Alegre ; A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, passou por três capitais nesta sexta-feira (1;/10). Deixou o Rio de Janeiro de madrugada, logo após participar do último debate televisivo, na Rede Globo, em direção a Porto Alegre, onde cumpriu um compromisso familiar: o batizado de seu neto, Gabriel. Por volta das 15h40, já estava embarcando em novo voo, desta vez para São Paulo.
O batismo deveria ter sido na quinta-feira, mas o debate presidencial acabou adiando a cerimônia, realizada no fim da manhã desta sexta-feira, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. "Ontem foi o dia do Anjo Gabriel, mas não deu. Ficou para hoje, dia de Santa Terezinha", explicou Dilma.
Após o batizado, a candidata foi almoçar em casa com a filha, Paula e em seguida correu para o aeroporto Salgado Filho, onde concedeu entrevista coletiva.
"Posso fazer meu minuto propositivo?", perguntou Dilma aos jornalistas. "É absolutamente necessário que tenhamos uma política para os idosos. Vou reservar para a terceira idade 3% dos 2 milhões de casas do Minha Casa, Minha Vida", prometeu a petista. Coincidentemente, no debate da noite de quinta-feira, o candidato do PSDB, José Serra, ressaltou que sempre fez políticas voltadas para os idosos.
No fim da entrevista coletiva, Dilma mostrou irritação com uma pergunta sobre um possível "escorregão" no debate da Rede Globo. Num dos blocos na quinta-feira, a candidata disse: "As minhas doações oficiais estão registradas no TSE", provocando risos da plateia, principalmente dos assessores dos candidatos da oposição. No aeroporto de Porto Alegre, Dilma afirmou: "As minhas doações são legais. Se riram, é porque as deles não são. Vocês descubram quem são eles porque com a luz na minha cara não consegui ver quem estava rindo".
Primeiro ou segundo turno
Dilma evitou falar em vitória no primeiro turno: "No dia 3, a gente fala. Mas estou preparada para o que der e vier". Provocada a declarar o adversário preferido em caso de segundo turno, a candidata petista se esquivou: "Tenha dó. Não respondo nem amarrada".
Na véspera
No sábado de manhã, Dilma faz uma caminhada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo. À noite, ela deve retornar a Porto Alegre, seu domicílio eleitoral, para votar no domingo.