Eleicoes2010

Em São Sebastião, 14 pessoas foram presas e 19 apreendidas em todo o DF

postado em 03/10/2010 17:09
O balanço parcial das eleições no DF apontam que 14 pessoas foram presas, 19 apreendidas em todo o DF até a tarde deste domingo (3/10).

Além das detenções, mais de 114 mil placas e faixas com propaganda eleitoral irregular foram retiradas na última operação feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), das 21h de ontem até as 5h30 desta madrugada. De acordo com a juiza Vanessa Maria Trevisan, responsável pela organização e fiscalização da propaganda eleitoral do DF, mais 150 juízes foram enviados para os locais de votação para retirar as faixas e placas de candidatos que voltaram a ser colocadas nesta manhã. Os veículos de som com propaganda eleitoral também foram retirados com o apoio do Detran-DF. O TRE continua nas ruas para retirar as propagandas eleitorais que são proibidas neste domingo de eleição.

Prisões e denúncias
Durante entrevista coletiva nesta tarde, a juiza Vanessa Maria Trevisan informou que 14 pessoas foram presas no início desta manhã em São Sebastião, sete homens, encaminhados ao Complexo da Papuda, e sete mulheres, que serão levadas para a Comeia. Todos são suspeitos de tentar comprar voto com cestas básicas.

Os detidos, autuados em flagrante ; estavam em uma casa próximo à 18; zona eleitoral de São Sebastião, com 454 quites lanche, com maçãs, sucos de caixinha, bolo e biscoitos. Além disso, o grupo estava com material de um candidato a deputado distrital - a Polícia Federal não informou quem é o almejante a uma vaga na Câmara Legislativa. Segundo a corporação, o concorrente ainda não foi encontrado, mas vai ser intimado em até três dias e vai responder por crime eleitoral, que dá até quatro anos de reclusão.

No Entorno do DF, a PF também registrou prisões. A corporação informa que uma pessoa foi presa em Formosa por realizar transporte irregular de eleitores e uma em Águas Lindas, fazendo boca de urna.
Já segundo o Coronel Adauto Gama que é secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do DF, outras 19 pessoas foram detidas e conduzidas para as delegacias próximas aos locais onde foram detidas. Muitas delas já foram até liberadas.

Quanto aos candidatos, o Coronel Adauto Gama negou que houvesse qualquer candidato preso por crime eleitoral neste domingo (3). "Não há nenhum candidato envolvido com qualquer crime eleitoral. Nenhum candidato foi preso", afirmou Gama. O relatório final será divulgado na segunda-feira (4).

Segundo o coronel, a cidade está muito mais tranquila do que nos pleitos anteriores, apesar de já ter recebido mais de 1.500 denúncias de consumo de bebida alcoólica, boca de urna e compra de votos pelos números 199 e 193. O coronel explicou que mesmo com essa grande quantidade de ligações recebidas, a maioria das denúncias não são confirmadas.

Segurança
Gama destacou também durante entrevista, que a polícia e a Secretaria de Segurança Pública estão preparadas para as mobilizações desta noite, pois há previsão de reuniões dos correligionários a partir das 19h em locais como o estacionamento do Mané Garrincha, a Praça do Buriti e a Esplanada dos Ministérios. O coronel ressaltou que todo o efetivo disponível estará presente nessas mobilizações tanto hoje como em um possível segundo turno em todo o DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação