postado em 04/10/2010 15:08
Brasília - Ao fazer uma avaliação das eleições de ontem (3/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está ;tranquilo e feliz com os resultados;, segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que se reuniu com Lula na manhã de hoje (4).;Ele está muito tranquilo em relação a enfrentar o segundo turno;, disse Padilha.
O ministro afirmou que Lula ainda comemorou o resultado da votação para o Senado. ;[Lula] conviveu com o Senado de minoria e estamos com maioria. Então ele fica feliz com isso;, comentou.
Os partidos da base governista foram os que mais cresceram no Senado nessas eleições. O PMDB passará de 17 para 20 senadores, a maior bancada da Casa. PT e PP são os partidos que mais cresceram proporcionalmente. O PT vai pular de oito para 14 senadores. E o PP, que é representado apenas pelo senador Francisco Dornelles (RJ), passará a contar com uma bancada de cinco parlamentares.
Os partidos de oposição terão redução nas suas bancadas. O DEM, por exemplo, vai passar de 13 para seis senadores. Assim como o PSDB, que vai passar de 14 para 11 senadores.