postado em 06/10/2010 20:13
A senadora Marina Silva (PV) disse nesta quarta-feira (6) que os candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais devem apresentar um plano de governo definitivo. Marina foi a terceira colocada no primeiro turno das eleições, com 19,6 milhões de votos e agora os candidatos que disputam o segundo turno, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscam o seu apoio.;Em um país como o nosso não pode pretender ser presidente quem não tem um programa;, ressaltou em entrevista coletiva para explicar como será o processo que definirá se ela e seu partido apoiarão Dilma ou Serra.
[SAIBAMAIS]Para Marina essa nova etapa do processo eleitoral concede uma outra ;chance; para que os dois candidatos que foram seus adversários estabeleçam compromissos. ;Tiveram agora uma segunda chance e a sociedade, com certeza, vai estar de olho para verificar de fato essa segunda chance os fará se comprometer com questões relevantes para a sociedade;.
A votação expressiva que obteve e a derrota nas urnas de políticos tradicionais que tentaram a reeleição para o senado, como Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Artur Virgílio (PSDB-AM), são sinais, segundo Marina, de que ;as pessoas não querem mais saber da política velha;.
Por isso, ela defendeu uma mudança real de postura dos presidenciáveis para conseguir o apoio e de seus eleitores. ;Não basta manifestações, intenções, é preciso que haja uma internalização em termos programáticos das questões que foram levantadas;.
A decisão sobre o candidato que será apoiado pelo PV no segundo turno será tomada no próximo dia 17 em uma convenção do partido. Marina espera que a sua decisão pessoal, que também será definida em um processo de discussão com aliados políticos e com a sociedade civil, ;possa convergir com a decisão do partido;. Mas não afastou a hipótese de optar para um lado diferente do PV.