Eleicoes2010

Agnelo inicia atividades do 2º turno nas ruas da Guariroba

Para intensificar os votos na região, ele planeja um comício com a presença do presidente Lula e de Dilma Rousseff

postado em 07/10/2010 08:00
A volta de Agnelo Queiroz às ruas de Ceilândia ontem foi só uma amostra do rumo que a campanha tomará no segundo turno. Apesar de o petista afirmar que fará corpo a corpo nas cidades em que a adversária Weslian Roriz (PSC) saiu na frente nas urnas, o candidato deve mesmo investir pesado no maior colégio eleitoral do Distrito Federal, cuja votação no último domingo garantiu ao PT a liderança (1) nas quatro zonas eleitorais da cidade. O trabalho pela conquista de mais votos na região será reforçado com a presença do principal cabo eleitoral de Agnelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na próxima segunda-feira, Lula participará de um comício do candidato com a presidenciável do partido, Dilma Rousseff, na praça da Administração Regional. A intenção é aproveitar a influência de Lula no convencimento dos eleitores em prol do grupo vermelho.

O bom desempenho de Agnelo nas urnas deu mais fôlego para que a campanha recomeçasse em Ceilândia. Na primeira fase da corrida ao Palácio do Buriti, os coordenadores já davam tratamento especial à cidade, uma espécie de pé de coelho, cujo potencial eleitoral é capaz de alavancar qualquer candidatura. Se o primeiro turno fosse computado apenas com os votos das quatro zonas eleitorais de Ceilândia, o petista estaria eleito governador. Na 20; Zona Eleitoral (Setor P Sul, EQNNs 24/26,22/24,20/22 e 18/20 e QNN 14), por exemplo, ele foi a preferência de 53,25% dos eleitores. O índice virou referência para os apoiadores, que almejam alcançar aumentar em cerca de 12% o percentual. ;Vamos jogar todas as fichas para conseguirmos 65% dos votos de Ceilândia e assim garantir a vitória nas urnas;, afirmou o presidente do PT na cidade, Jeová Neves.

Debate
Ao encontrar a militância, por volta das 17h30, na Guariroba, Agnelo agradeceu o empenho de todos no primeiro turno e reafirmou o compromisso de recuperar da saúde e a segurança pública do DF. ;Conseguimos 48,44% dos votos no primeiro turno devido à grande força de Ceilândia. Aqui fizemos 53%. Se fosse pela cidade, a gente já tinha ganhado;, discursou o petista. A chuva que caiu no fim da tarde de ontem atrapalhou a caminhada do candidato, que permaneceu 20 minutos fazendo corpo a corpo no local. No dia anterior, a tomada na Rodoviária do Plano Piloto, prevista como a primeira atividade nas ruas, acabou cancelada. De acordo com a assessoria de Comunicação de Agnelo, a coordenação jurídica estava em dúvida sobre a legalidade do início da campanha na última terça-feira, e por isso, prefeririam postergar a agenda para ontem.

Em entrevista aos jornalistas, Agnelo confirmou a presença nos debates televisivos em que discutirá com Weslian e considerou ;inacreditável; ela ainda não ter aceitado os convites para os eventos. ;Essa é a única maneira da população conhecer as propostas de cada um. É inconcebível essa hipótese;, disse. Em relação ao governador do DF, Rogério Rosso, que declarou apoio à ex-primeira-dama, mesmo sendo do partido do vice de Agnelo, Tadeu Filippelli (PMDB), Agnelo disse não acreditar que o chefe do Executivo local vá usar a máquina pública em benefício da concorrente.

Na parte da manhã, o candidato do PT participou de uma reunião com os deputados eleitos da coligação Um novo caminho para traçar as estratégias de atuação deles nas ruas e nos programas eleitorais, que já começaram a ser produzidos e começam a ser veiculados nesta sexta-feira. O deputado distrital José Antônio Reguffe (PDT), o mais votado para a Câmara dos Deputados proporcionalmente no Brasil, gravou ontem depoimento em favor do petista para a propaganda gratuita no rádio e TV. Os senadores Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) também participarão.

1 - Mais votos
Agnelo Queiroz venceu Weslian Roriz em 18 das 21 zonas eleitorais. O candidato foi o mais bem votado nos três principais colégios eleitorais do DF, que incluem as cidades de Ceilândia, Gama, Santa Maria, Taguatinga (parte Norte) e Vicente Pires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação