Eleicoes2010

PV mineiro sinaliza apoio a Serra mas diz que obedecerá executiva nacional

Apesar de tender para o lado tucano, a executiva estadual decidiu que seguirá a posição da executiva nacional em relação a qual presidenciável apoiar no 2º turno

Estado de Minas
postado em 07/10/2010 15:28
Em reunião na manhã desta quina-feira (7/10) em Belo Horizonte, o PV mineiro sinalizou apoio ao candidato tucano José Serra (PSDB) na disputa pelo segundo turno. A postura reflete o posicionamento do partido em Minas, já que a bancada verde na Assembleia Legislativa faz parte da base aliada ao governo estadual. A decisão contribui para um possível cenário de ;racha; no partido. No Rio de Janeiro, o candidato derrotado ao governo, Fernando Gabeira, também declarou seu apoio a Serra. Já no plano federal, o partido faz parte da base aliada do presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT).

Apesar de tender para o lado tucano, a executiva estadual decidiu que seguirá a posição da executiva nacional em relação a qual presidenciável apoiar no segundo turno, segundo o presidente estadual do PV, Ronaldo Vasconcellos. O PV marcou para o dia 17, em São Paulo, uma convenção em que definirá sua posição no segundo turno da eleição presidencial.

Ronaldo Vasconcelos também comentou que espera um posicionamento de Marina Silva (PV) afinado com a decisão do PV nacional, embora reconheça a diferença entre a ex-candidata e o próprio partido. "Espero que a Marina Silva e o PV tenham a mesma opinião quanto a quem apoiar. Nós sabemos muito bem que Marina é Marina, PV é PV ", afirmou. O presidente do partido também completou: "Se ela (Marina) entrou junto com o PV, seria coerente ela continuar com o PV".

O posicionamento do PV se tornou uma das peças cave para o segundo turno das eleições depois do bom desempenho de Marina Silva no primeiro turno, quando a verde conseguiu mais de 20 milhões de votos. Em Minas Gerais, a canidata teve um desempenho surpreendente em Belo Horizonte, sendo a candidata mais votada na capital mineira, com 39% dos votos, seguida por Dilma Rousseff (PT) com 30,92% e José Serra com 27,73%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação