Roberta Machado, Juliana Boechat
postado em 08/10/2010 08:00
Até dois dias antes do primeiro turno, os então aliados PSL e PTN se apresentavam aos eleitores com uma terceira via às candidaturas de Agnelo Queiroz e Weslian Roriz (leia Memória). Newton Lins encabeçava a chapa, que tinha como vice Paulo Vasconcelos. Tudo mudou quando Lins renunciou, 48 horas antes do pleito, à candidatura e declarou apoio à coligação Um novo caminho. Indignado, Vasconcelos deixou claro que não seguiria a atitude do até então colega. Na tarde de ontem, o ex-candidato, que é presidente regional do PTN, declarou apoio à Weslian Roriz (PSC). Paulo Vasconcelos foi até a casa do ex-governador Joaquim Roriz, no Park Way, para firmar a aliança.
Além da reunião, pela manhã, Weslian participou de um desfile em carro aberto entre a Candangolândia e o Núcleo Bandeirante. No fim do dia, a ex-primeira-dama participou de uma missa na Igreja Matriz de Luziânia (1)(GO), em comemoração ao seu aniversário de 68 anos.
O apoio do Partido Trabalhista Nacional à coligação Esperança Renovada chegou no mesmo dia em que o PV, do candidato derrotado em primeiro turno Eduardo Brandão, fechou aliança com Agnelo Queiroz para a etapa decisiva da campanha. O ex-governador Joaquim Roriz teria articulado a parceria com o PTN na última quarta-feira, enquanto Weslian participava de uma carreata na Vila Planalto e de um encontro com o presidenciável José Serra (PSDB).
Na tarde de ontem, Weslian e Roriz receberam os novos parceiros na sala de estar da casa do Park Way. ;Eu saberei reconhecer o apoio de vocês. Minha mulher foi a primeira-dama por 14 anos e nunca houve denúncias contra ela, que sempre cuidou dos programas sociais;, exaltou Roriz. Em seguida, Weslian agradeceu o apoio. ;Essa atitude espontânea, para o candidato, é muito bom e importante. Estou colhendo os frutos;, disse.
Segundo Weslian, qualquer apoio à sua campanha e à de Serra será bem-vindo. ;Não tenho nada contra o PV, sou do bem. Brandão é uma boa pessoa e, se ele escolheu o outro lado, foi por vontade própria;, acredita. Eduardo Brandão recebeu 78.837 votos no último domingo e pode fazer diferença no segundo turno. O grande apoio, no entanto, era esperado por parte de Toninho do PSol, que surpreendeu na reta final da primeira etapa e conquistou 199.095 votos. Antes mesmo do primeiro turno, no entanto, ele havia declarado que não apoiaria nem Agnelo nem Weslian em um eventual segundo turno. Esta semana, ele manteve a posição e garantiu que votará nulo em 31 de outubro. O PTN minimizou as alianças com o PT. ;Não acreditamos na força do outro lado. Como não fazemos apologia ao voto nulo, resolvemos manifestar o apoio a Weslian;, explicou Paulo Vasconcelos.
Antes do encontro com o novo cabo eleitoral, a candidata do PSC ao Governo do Distrito Federal desfilou em carro aberto. A largada estava marcada para a Candangolândia em direção ao Núcleo Bandeirante, às 11h. Mas, em cima da hora, a equipe de Weslian inverteu a trajetória. Joaquim Roriz não participou da atividade mais uma vez. A tendência, no entanto, é que ele reveze entre reuniões nos bastidores e eventos públicos ao lado da mulher. ;As carreatas são boas. É uma forma de a cidade ver a gente de perto. Mostra a nossa alegria. É a minha cara que tem que aparecer e eu dou conta do recado;, garantiu Weslian, pouco antes de seguir de helicóptero para a missa em Luziânia. ;Serei escudeiro dela e não vou deixar ela durante o governo;, completou Roriz. A candidata não discursou e não desceu do carro para cumprimentar a população. O assessor de Weslian explicou que cada evento terá uma característica diferente.
Tradicional
Joaquim Roriz e Weslian se casaram, há 50 anos, na Igreja Matriz de Luziânia. O casal se conheceu em um baile na cidade. Weslian estava fantasiada de gueixa. ;Levei um susto quando vi, de tão bonita;, comentou Roriz. À época, ela tinha 17 anos; e ele, 23. O namoro começou no baile e, nove meses depois, foi realizada a festa de casamento. O casal comemorou bodas de ouro em uma missa na Catedral, em 29 de julho deste ano. Eles têm três filhas: Wesliane, que cuida da fazenda no município goiano, e as políticas Liliane e Jaqueline.
O número
90,10%
Percentual de votos considerados válidos no Distrito Federal no primeiro turno
Memória
;Chega de vermelho e de azul também;
Um dos trechos do jingle de campanha de Newton Lins dizia: ;Chega de vermelho e de azul também;, em referência às cores dos principais adversários nas eleições. Na propaganda eleitoral gratuita na TV, ele misturava líquidos das duas cores em um mesmo recipiente. A ideia era mostrar que Agnelo e Roriz eram candidatos semelhantes e que o povo clamava por uma mudança no GDF. Cartazes espalhados pela cidade reforçavam a estratégia, anunciando: ;Está na hora de 17;.
À época, o candidato a governador pelo PSL, Newton Lins, ressaltou que não teve a intenção de ofender os concorrentes com essa campanha. ;A ideia é levar ao eleitor a uma reflexão sobre as diferenças. Para que eles aprendam a comparar as opções e as propostas. Queremos fazer uma campanha alegre, com compromisso;, disse ao Correio. Segundo Lins, a campanha teria sido lançada após a realização de um levantamento com eleitores do Distrito Federal. ;A pesquisa nos mostrou que o povo não suporta mais as mesmas coisas, que os eleitores querem novas opções;, finalizou.
Equipe do PSC reforçada
Ricardo Taffner
A coligação Esperança Renovada decidiu investir pesado neste segundo turno. A fim de melhorar a performance de Weslian Roriz (PSC), o grupo está negociando a contratação do publicitário Dimas Thomas, que até domingo trabalhava pela candidatura de Toninho do PSol. Dimas é dono da produtora Fórum TV Mais e tem experiência em campanhas eleitorais, principalmente nas brasilienses. Ele ajudou a eleger, em 1994, Cristovam Buarque (ainda no PT) e cuidou das estratégicas e dos programas de Arlete Sampaio (PT) nas eleições de 2006.
No último debate televisivo antes do primeiro turno, o publicitário também se desentendeu com um dos assessores de Comunicação de Agnelo Queiroz, que tentava pedir um direito de resposta em nome do candidato e foi interpelado pelo profissional. Dimas é considerado um reforço importante, uma vez que a campanha rorizista não contava com um marqueteiro profissional.
Além disso, pesa a favor dele o fato de ter preparado Toninho para os debates, com uma performance (1)que foi elogiada até mesmo pelos concorrentes. Mas Dimas não é o único a entrar no time. A coligação também foi à Bahia para buscar um profissional ligado a João Santana ; publicitário responsável pela campanha de Lula, em 2006, e pela propaganda de Dilma Rousseff (PT) neste ano.
Além de ajudar a estabelecer as estratégias da coligação, as contratações têm como objetivo melhorar a atuação da ex-primeira-dama na televisão. Sem preparo por ter substituído o marido na última hora, Weslian foi lançada na campanha e acabou se atrapalhando em algumas situações dias antes do fim do primeiro turno. A expectativa é que ela volte a participar dos debates na TV com mais capacidade de confrontar o adversário.
Vencedor
No dia seguinte à realização do debate entre os candidatos ao GDF realizado pelos Diários Associados em 15 de setembro, o candidato do PSol foi eleito, na opinião dos internautas, o vencedor da disputa de ideias. Toninho recebeu o voto de 51% das pessoas que participaram de uma enquete realizada no site do Correio.
AGENDA
Confira os compromissos de Weslian para hoje:
10h ; Visita ao Mercado Norte e caminhada pela Comercial Norte de Taguatinga
15h30 ; Visita à Avenida Hélio Prates
"As carreatas são boas. É uma forma de a cidade ver a gente de perto. É a minha cara que tem que aparecer e eu dou conta do recado"
Weslian Roriz (PSC)
68 anos celebrados em uma missa sertaneja
Roberta Machado
O aniversário de 68 anos de Weslian Roriz foi comemorado com uma missa sertaneja, celebrada no fim da tarde de ontem na Igreja Matriz, em Luziânia (GO). O templo, com capacidade para 800 pessoas, permaneceu cheio durante toda a celebração de uma hora e meia. A cerimônia foi comandada por amigo da família, o padre Alessandro Campos, que celebrou o culto cantando releituras de músicas sertanejas e usando um chapéu de caubói e botas sob a batina.
Weslian, Jaqueline, Liliane e Joaquim Roriz participaram da celebração da segunda fileira, cantando as músicas religiosas e acompanhando as canções com palmas. A missa também contou com um slide com fotos da ex-primeira-dama e de seu marido, além de leituras escolhidas para homenagear a aniversariante. O padre dedicou à candidata o Elogio da mulher virtuosa (1)e um texto sobre resistência a obstáculos. Ele ainda levou Weslian e o marido às lágrimas ao lembrar dos trabalhos de caridade desenvolvidos pela candidata do PSC ao Governo do DF.
Ao fim da missa, Weslian e Joaquim Roriz foram chamados à frente do altar para cantar com o padre. A candidata usou um chapéu de caubói vermelho, emprestado por uma fiel, e o ex-governador cantou com um chapéu branco, ao lado das filhas, que também se juntaram ao casal. ;Confio em Deus; se Ele permitir, tudo pode acontecer na minha vida. Está nas mãos de Deus;, disse Weslian à congregação antes de ouvir os parabéns, que foram cantados por todos os presentes à aniversariante.
Joaquim Roriz ficou muito emocionado com as homenagens e disse sentir saudade de sua terra natal. ;Há 50 anos eu casava nessa igreja e quero lhes dizer: meu sonho é voltar;, emocionou-se. Weslian passou toda a missa de mãos dadas com o marido, mas garantiu, depois da celebração, que não depende da presença dele para alavancar seus eventos políticos. ;Eu estou segura. Com ele ou sem ele, eu estou segura;, afirmou.
Provérbio
Do Livro dos Provérbios, Capítulo 31, versículos de 10 a 31, o Elogio da mulher virtuosa faz referência às qualidades de uma esposa ideal. O texto bíblico começa com os seguintes versos: ;Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias. Seu marido confia nela plenamente, e não terá falta de recursos. Ela lhe dá só alegria e nenhum desgosto, todos os dias de sua vida;.
"Eu estou segura. Com ele ou sem ele, eu estou segura"
Weslian Roriz