Eleicoes2010

Em 2011, um Congresso de fé com 63 parlamentares evangélicos

Bancada evangélica cresceu nas eleições e terá 63 parlamentares. Os ruralistas perderam espaço na Câmara, mas ganharam no Senado

postado em 08/10/2010 08:21
Bancada evangélica cresceu nas eleições e terá 63 parlamentares. Os ruralistas perderam espaço na Câmara, mas ganharam no SenadoMais evangélicos, menos ambientalistas, e ruralistas e interlocutores do mundo do futebol com poder. Esse é o novo perfil das bancadas suprapartidárias na Câmara. A renovação das cadeiras na Casa aumentou o número de líderes evangélicos eleitos. Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(Diap) mostra que a bancada evangélica crescerá dos atuais 43 parlamentares para 63. Desses, 34 são deputados ;novos;, a maioria é do PSC. Da bancada religiosa, 11 são do partido cristão; 10, do PR; e nove, do PRB. Além do critério numérico, a frente contará com o reforço de Anthony Garotinho (PR-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ).

O deputado Silas Câmara (PSC-AM) afirma que o crescimento da bancada evangélica é reflexo do aumento do número de religiosos no país, mas pondera que a polêmica em torno do Programa Nacional de Direitos Humanos ; proposta que debateu a legalização do aborto e da união civil entre pessoas do mesmo sexo ; pode ter influenciado o voto de muitos eleitores. ;Como foi feito sem ouvir os seguimentos da sociedade, acendeu um sinal vermelho de que o governo queria implementar regras que a Câmara rejeitava;, resume Silas. O parlamentar rejeita o rótulo de bancada evangélica e alega que os católicos militam pelas mesmas bandeiras que os evangélicos. ;Em temas de foro íntimo que afetam diretamente a fé, os evangélicos votam com os católicos. Os católicos são tão aguerridos nessa questão do aborto e do casamento de pessoas do mesmo sexo quanto os evangélicos.; Na próxima legislatura, dois ;padres; engrossarão as fileiras da bancada religiosa: Padre Zé (PP-CE) e Padre Ton (PT-RO).

Meia vitória
A bancada ruralista saiu das urnas com meia vitória. Segundo o presidente da frente, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), o grupo que atualmente tem 235 integrantes sofreu baixas e contará, até agora, com 186 parlamentares. Mas pelo menos 36 deputados eleitos para a próxima legislatura atuam no agronegócio. O reforço da bancada no Senado, porém, é comemorado pelo presidente do grupo. A eleição de Blairo Maggi (PR- MT) e de Ivo Cassol (PP-RO) para a Casa empolgou o grupo. ;A bancada continua forte. Desse núcleo mais pesado, mais duro, nós perdemos apenas três grandes companheiros. O ex-governador de Rondônia Ivo Cassol foi eleito. Ele e Blairo são dois nomes muito fortes.;, afirma Mendes, explicando que, dos 235 parlamentares que compõem a frente ruralista, 90 são mais atuantes.

No perde e ganha eleitoral, a bancada da bola não terá o placar alterado na próxima legislatura. Apesar de contar com o recém-eleito deputado Romário (PSB-RJ), a frente de ligação do parlamento com o mercado desportivo brasileiro perdeu representação numérica na Câmara. Se por um lado entram Romário e o ex-goleiro do Grêmio Danrlei (PTB-RS), pelo menos cinco integrantes da bancada não foram reeleitos. O Senado, porém, recebeu reforço de parlamentares que mantêm contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas o Congresso que analisará os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, faltará a voz de oposição do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP). Desafeto do presidente da CBF Ricardo Teixeira, o parlamentar não conseguiu se reeleger.

O desempenho das mulheres nas urnas, neste ano, ficou aquém do esperado. A bancada encolheu das atuais 45 deputadas para 44. E a coordenação do grupo já é cobiçada entre os partidos. O vice-presidente do PSC, Pastor Everaldo Dias Pereira, afirma que a sigla pretende ampliar a atuação temática na Casa e que a bancada feminina será um investimento. ;Elegemos duas mulheres, nossa bancada melhorou, não ficou só o clube do bolinha.;


ROMEU TUMA PASSA POR CIRURGIA
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) foi submetido a uma cirurgia para a colocação de um dispositivo de assistência ventricular, usado no tratamento de insuficiência cardíaca. O procedimento foi feito no último sábado, mas divulgado ontem pelo Hospital Sírio-Libânes, onde o parlamentar está internado desde o início de setembro. O dispostivo transporta sangue, simulando o funcionamento de um coração. Segundo o boletim médico divulgado, a recuperação do senador está ;evoluindo de maneira satisfatória;.



O número
44
Quantidade de deputadas federais eleitas neste ano. Hoje, a Câmara tem 45 representantes femininas





Marta descansa na Bahia
A vitória de Romário alivia as perdas da bancada da bola na CâmaraA senadora eleita Marta Suplicy (PT) foi descansar da campanha eleitoral em Itacaré, na Bahia, com o namorado, o empresário Márcio Toledo. Ontem, o casal passeou pela praia da pequena cidade do litoral sul baiano. Márcio é presidente do Jockey Club de São Paulo e está com a petista desde outubro do ano passado. No último dia 26 de setembro, em comemoração ao aniversário de 51 anos do namorado, Marta organizou um churrasco na cocheira do Interbanc no Jockey Club. Compareceram à festa as elites paulista e petista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação