Eleicoes2010

Candidatos lapidam imagem e discurso no segundo turno das eleições no DF

A três semanas do segundo turno, os concorrentes ao Palácio do Buriti buscam apoios, redefinem estratégias e procuram novos ingredientes para atrair os eleitores de aliados e adversários

Ana Maria Campos
postado em 10/10/2010 08:11
Agnelo Queiroz, depois da aliança com o PV, trabalha para preservar os votos conquistados no primeiro turnoNa nova etapa da campanha, Joaquim Roriz (PSC) fica em casa, na varanda, costurando apoios políticos e financiamentos para a investida nas urnas. A mulher dele, Weslian Roriz (PSC), agora posa de política. Está nas carreatas, em cima dos trios, faz discurso e afaga os eleitores. Conseguiu até um feito inédito nesse período eleitoral. Participou de uma reunião com o presidenciável José Serra (PSDB) num hotel em Brasília, onde o tucano reuniu aliados na tentativa de derrotar a petista Dilma Rousseff. Esse é o novo estilo do casal 20 com um ingrediente a mais. No estilo divulgado pelo marketing dos programas eleitorais, Weslian tem ;sensibilidade social; e ;experiência administrativa; que teria sido adquirida nos 50 anos ao lado do político que governou o DF quatro vezes.

[FOTO2]Agnelo Queiroz (PT) aparece no segundo turno cercado por um time de vitoriosos. Recebe apoio público dos recordistas de votos em 3 de outubro. Valoriza a companhia de Cristovam Buarque (PDT), Rodrigo Rollemberg (PSB), eleitos senadores; dos deputados Chico Leite (PT), Paulo Tadeu (PT) e José Antônio Reguffe (PDT). O pedetista, que teve a votação proporcional mais alta no país para a Câmara dos Deputados, gravou uma participação sorridente no primeiro programa eleitoral da segunda fase de campanha. Geraldo Magela também pede votos para o adversário nas prévias que elegeu Agnelo candidato ao GDF. Até os peemedebistas, que tiveram pouca visibilidade na TV, reforçaram a imagem de unidade da coligação liderada pelo PT. O vice, Tadeu Filippelli, pediu empenho da militância e o deputado eleito Luís Carlos Pitiman (PMDB), presidente da Novacap do governo Arruda, também virou garoto propaganda.

A semana
Essas foram as imagens que marcaram a semana de retomada da corrida em busca da chefia do Poder Executivo. Por todas as circunstâncias desta eleição, o segundo turno é considerado pelos dois grupos que disputam o poder um jogo que recomeça do zero. Agnelo Queiroz teve 676.394 votos, o correspondente a 48,41% do eleitorado. Faltaram pouco menos de 23 mil votos para que o embate fosse encerrado na semana passada. Mas Weslian Roriz também deu sua demonstração de força ao conseguir passar para segunda fase de campanha, apenas um dia depois de obter o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Na avaliação dos estrategistas de Weslian, todos os 440.128 votos da mulher de Roriz pertencem ao ex-governador. Para derrotar Agnelo, ela precisa agora conquistar seu próprio quinhão eleitoral. Por isso, a coligação Esperança Renovada adotou uma nova tática desde a última segunda-feira. No redesenho em busca da vitória, Weslian ganha vida própria e está sendo cuidadosamente preparada para melhorar a performance nas apresentações públicas, como debates e entrevistas. Para isso, a equipe rorizista pescou da campanha de Toninho do PSol o marqueteiro Dimas Thomas. Ele contribuiu para a arrancada do político, que concluiu a eleição em terceiro lugar com quase 200 mil votos e 14,25% do eleitorado. Esse desempenho provocou o segundo turno.

Ato falho
A missão de Dimas é refinar o discurso de Weslian, especialmente nos debates, o forte de Toninho e ponto fraco da candidata. Uma edição da participação da mulher de Roriz virou motivo de piada na internet. Em ato falho, ela se confundiu ao ser questionada sobre o combate à malversação de recursos: ;Eu quero defender toda aquela corrupção;. A má repercussão sobre a exposição de Weslian deixou a equipe de Roriz em dúvida sobre uma nova rodada de debates. Estão previstos pelo menos seis confrontos entre os adversários transmitidos ao vivo pela televisão. Até agora, a assessoria de Weslian não confirmou a presença dela nos programas agendados pelas emissoras. Se ela não aparecer, Agnelo Queiroz será a estrela de todo o tempo reservado para os debates, no que se transformará em espécie de sabatina. Tanta visibilidade a Agnelo virou no núcleo da campanha rorizista um motivo de pressão para o incentivo à ex-primeira-dama. Mas ainda não há definição sobre esse assunto.

No comando da campanha petista, há duas teses em conflito. Parte dos aliados de Agnelo avaliam que ele deve tentar conquistar eleitores nas áreas onde Weslian tem melhor desempenho, como Itapoã e Samambaia. Outros conselheiros apontam que num time que está ganhando, um contra-ataque pode ser perigoso. O melhor caminho seria se manter na retranca, apenas zelando pelos eleitores que já lhe confiaram o voto em 3 de outubro.

Mas a margem de segurança começou a ser costurada na semana passada. Trata-se da aliança fechada por Agnelo com o PV de Eduardo Brandão e Marina Silva, que teve votação expressiva na capital da República. Entre os presidenciáveis, a candidata verde foi a mais bem votada no DF. Se apenas um terço dos eleitores de Eduardo Brandão (que teve 78.837 votos) acompanharem o candidato, Agnelo alcançará o patamar que o teria levado à vitória no primeiro turno.

Cartas no bolso do colete

Apesar da construção de um novo perfil mais adequado ao segundo turno, Weslian Roriz (PSC) mantém seu principal trunfo, a vinculação explícita com o marido. Foi Joaquim Roriz quem abriu o programa de estreia da candidata, na última sexta-feira. O ex-governador fez um pronunciamento no qual apontou a passagem da mulher para o segundo turno como uma resposta das urnas para a crise que ele enfrentou durante toda a campanha na tentativa de conseguir na Justiça o registro de sua candidatura, barrada pela Lei da Ficha Limpa.

Agnelo Queiroz (PT), por sua vez, tem na imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua arma mais poderosa, mesmo com o desempenho moderado de Dilma Rousseff, que também enfrenta segundo turno. Para dar um reforço na caminhada de Agnelo, Lula e Dilma participam amanhã de um comício a partir das 18h no maior colégio eleitoral do Distrito Federal, Ceilândia. As imagens e depoimentos do evento serão exaustivamente usados nos programas eleitorais de rádio e TV de Agnelo.

Weslian não vai ser só paz e amor. A equipe de marketing da mulher de Roriz prepara uma ofensiva contra o único governo petista na história do DF. A administração de Cristovam Buarque será atacada nas propagandas de rorizistas. Agora Weslian tem um profissional preparado para essa missão. O marqueteiro Dimas Thomas trabalhou na campanha à reeleição de Cristovam em 1998. Saiu antes do segundo turno, brigado com a coordenação. Depois ajudou Joaquim Roriz no mesmo pleito. Em 2006, ele se reintegrou à campanha petista de Arlete Sampaio, mas também terminou o trabalho em conflito. Reclama de não ter recebido pagamento. ;Muito me estranha que ele só tenha decidido cobrar suposta dívida quatro anos depois, após a campanha já iniciada;, afirma Arlete Sampaio, eleita deputada distrital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação