Eleicoes2010

Após agradecimentos, candidatos ao GDF passam a destacar feitos e propostas

Estrategistas das campanhas de Agnelo Queiroz e Weslian Roriz optam por destacar realizações e programas de governo dos candidatos ao Palácio do Buriti. Enquanto isso, militância parte para o ataque nas ruas do DF

postado em 11/10/2010 08:32
Uma semana após o primeiro turno e a vinte dias do fim do pleito que decidirá quem será a próxima pessoa a comandar o Palácio do Buriti, as organizações das campanhas de Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) começam a avaliar os resultados das novas estratégias para acertar os próximos passos. Como gostam de dizer os coordenadores dos dois grupos, o jogo está zerado no segundo turno e cada candidato tem, agora, as mesmas condições para disputar o cargo. Não há dúvidas na Justiça Eleitoral sobre a validade das candidaturas e o tempo de televisão é igual para os postulantes. Diante disso, dois caminhos foram seguidos nos últimos dias, em ambientes diferentes, e tendem a se intensificar até o dia da eleição: o propositivo e o dos ataques.

Os movimentos iniciais desta nova etapa foram marcados por agradecimentos de cada postulante pelos votos recebidos em 3 de outubro, e pela busca por novos cabos eleitorais. Agnelo encerrou o primeiro turno com 48,41% dos votos válidos e Weslian, com 31,5%. O petista conseguiu fechar apoio com o Partido Verde, de Eduardo Brandão e de Marina Silva, mas viu um possível e importante aliado, Toninho do PSol, optar pela neutralidade. Com 14,25% da preferência, o postulante derrotado decidiu votar nulo em 31 de outubro. Diante disso, os adversários sobreviventes na disputa eleitoral tentam convencer os eleitores do socialista a não seguirem o mesmo rumo.

Nos três primeiros dias de propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio, os dois candidatos usaram fórmulas parecidas para apresentar ao eleitor as histórias de vida, os principais aliados e um resumo dos programas de governo. A ex-primeira-dama destacou as atividades sociais que desenvolveu, como o projeto Integra, que ficou conhecido por fornecer cão-guia para deficientes visuais. Já o ex-ministro do Esporte mostrou feitos como o projeto Segundo Tempo e a lei que obriga a realização gratuita do teste do pezinho.

Tempo
Cada candidato tem vinte minutos diários de propaganda ; 10 na hora do almoço e outros 10 à noite, além das inserções de 15 a 60 segundos na programação normal das emissoras. ;A campanha está no rumo certo de apresentar o projeto de governo. Iremos esmiuçar cada proposta na televisão e mostrar que todas se encaixam perfeitamente no orçamento do DF;, diz o coordenador de comunicação de Agnelo, Luís Costa Pinto. Do lado rorizista, a expectativa é crescer com o aumento da aparição na TV. ;Antes tínhamos praticamente quatro minutos a menos do que o adversário e, agora que temos o mesmo tempo, aumenta a nossa chance de mostrar melhor quem é a nossa candidata;, avalia Paulo Fona, assessor de imprensa de Weslian.

Nas ruas, onde a disputa envolve diretamente as militâncias e as campanhas se tornam mais emocionais, o rumo tem sido o dos ataques e críticas recíprocas entre os grupos. ;Existe nos bastidores uma campanha baixa, mas vamos ser implacáveis nas denúncias disso tudo à Justiça Eleitoral e às polícias locais e federal;, avisa Costa Pinto. Na distribuição das regiões da capital em zonas eleitorais, Agnelo se saiu melhor em 18 das 21 e, agora, quer conquistar as cidades onde perdeu, como Samambaia e Recanto das Emas. Para a coligação Esperança Renovada, do PSC, a aposta está justamente no corpo a corpo realizado pela candidata para reverter a vantagem. ;Vamos intensificar os eventos de rua, porque Dona Weslian se sai muito bem no contato direto com o eleitor;, diz Fona.

Outra chance de se apresentar bem ao eleitorado é participando dos debates televisionados. O primeiro ocorrerá na noite de quinta-feira. Entretanto, devido aos tropeços das primeiras aparições, os estrategistas de Weslian ainda não decidiram se ela vai participar. De toda sorte, foram atrás do publicitário Dimas Thomas, que cuidou da campanha de Toninho no primeiro turno, para treinar a ex-primeira-dama nessa nova etapa.

Hoje é considerado um dia importante para o grupo petista. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidenciável Dilma Rousseff (PT) participarão de um comício, às 19h, em Ceilândia. A cidade é o maior colégio eleitoral da capital federal, com 309 mil eleitores distribuídos em três zonas eleitorais. Por sua vez, Lula é considerado o maior garoto propaganda petista e tem usado a própria popularidade para melhorar o desempenho dos representantes do partido participando dos eventos e gravando declarações para os programas de televisão.

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