Eleicoes2010

Agnelo e Weslian compartilham a meta de elevar qualidade do ensino no DF

Helena Mader
postado em 11/10/2010 08:58
Falta de creches, escolas sem infraestrutura adequada, evasão escolar e repetência estão entre os problemas da rede pública mais citados por pais, professores e alunos. Quem depende do governo para estudar cobra melhorias no ensino e mais investimento para a área. O futuro governador do Distrito Federal contará, somente em 2011, com um orçamento de R$ 5,2 bilhões para destinar à educação. Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) têm ideias diferentes para melhorar a qualidade do que é repassado em sala de aula e para garantir o acesso da população ao ensino. Mas ambos prometem alavancar os investimentos para ampliar a infraestrutura física e para aprimorar os serviços prestados à comunidade.

Brasília tem 604 colégios públicos, com 505.122 estudantes matriculados em creches, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissionalizante e especial. Além disso, o futuro titular do Palácio do Buriti terá que atender às reivindicações de 40,7 mil professores, entre os que estão na ativa e os aposentados. A pressão por melhorias e por aumentos salariais é sempre um dos pontos-chaves da relação entre o governo e a categoria.

De acordo com o programa de Weslian Roriz, a diretriz de seu trabalho na área da educação será ;universalizar a oferta do ensino integral de qualidade, com a garantia de acesso e permanência na escola desde a educação infantil até o ensino profissionalizante e superior;. Já Agnelo Queiroz promete garantir ensino qualificado e afirma que a ;construção da escola pública de qualidade no Distrito Federal será feita por meio de um processo educativo humanizado;.

Prazer em estudar
Para ele, as ações e projetos pedagógicos devem envolver toda a sociedade. ;É preciso integrar as unidades públicas de ensino do DF, a partir da integração das escolas de cada cidade e de cada quadra, para que os estudantes sintam prazer em estudar e tenham condições de dar início e de complementar seus sonhos e objetivos;, consta em um trecho do plano de governo do petista.

A candidata do PSC tem uma ideia ousada, mas que é muito defendida por especialistas em educação: a ampliação da escola em tempo integral para todo o ensino fundamental. Weslian defende que os estudantes usem o turno adicional ;para atividades curriculares e extracurriculares diversificadas;. No caso das escolas de ensino médio, Weslian Roriz quer implementar a jornada ampliada, com oferta de cursos profissionalizantes a adolescentes, jovens e adultos. O plano de governo de Weslian prevê uma articulação das políticas de educação com os projetos das áreas de cultura, lazer, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Para melhorar e ampliar o ensino, o petista Agnelo Queiroz aposta na democratização da gestão. Ele acredita que cada escola deve ter autonomia para exercer suas funções, com planejamento, elaboração e execução de metas. Agnelo defende eleições para o preenchimento de todos os cargos de direção e do conselho escolar, para assegurar ampla participação popular.

;Com essa proposta, esperamos reverter a precarização no sistema de ensino, com melhoras na formação continuada, na remuneração dos professores e auxiliares de ensino e na reestruturação física das escolas;, diz o candidato do PT em seu programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Idade certa
Weslian Roriz afirma que uma das suas principais metas é melhorar o ensino. Para isso, ela promete diminuir os indicadores de evasão escolar, de repetência e de distorção idade/série. Em 2009, 11% dos alunos matriculados no ensino médio abandonaram as salas de aulas antes do fim do ano letivo. No caso do ensino de jovens e adultos, a evasão foi de quase 35%.

A candidata do PSC também pretende ampliar a oferta da bolsa universitária e a participação dos estudantes beneficiados nos programas sociais e da administração pública. Na área do ensino superior, Agnelo Queiroz se compromete a implantar a Universidade Distrital, com câmpus distribuídos por diversas cidades. Para tanto, pretende usar até 5% da receita dos impostos. ;Isso possibilita chegar a 60 mil matrículas em cursos superiores de graduação até 2014;, afirma o petista em seu projeto.

Uma das maiores reivindicações dos brasilienses é o aumento do número de creches públicas no DF. Hoje, são apenas 51 turmas na cidade, que atendem 957 alunos. Agnelo Queiroz afirma que vai ampliar a rede de creches para atender todas as famílias e crianças que necessitam desse serviço. Weslian Roriz promete alcançar e superar as metas fixadas no Plano Nacional de Educação para a educação infantil.

Sala de aula: Weslian quer universalizar o ensino integral e Agnelo propõe um processo educativo humanizado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação