Eleicoes2010

Dilma volta a criticar "boataria" contra a candidatura

postado em 11/10/2010 19:27
Aparecida (SP) ; A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, voltou a criticar nesta segunda-feira (11/10) a suposta criação de boatos contra a candidatura. Dilma disse que os boatos estão sendo usados como tática eleitoral e pretendem gerar ódio contra ela. Atitude que classificou como ;imperdoável;.

;Eu acho que tudo isso configura uma tentativa de fazer política com métodos que eu repudio. Eu, quando faço crítica, faço cara a cara. Eu considero que isso é muito ruim politicamente porque esse é um pais que não conhece o ódio, nem de etnia, nem de religião, nem cultural;, disse a candidata, após participar de uma missa na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, no Vale do Paraíba.

;Instigar o ódio por razões eleitorais é imperdoável, porque fere um princípio de convivência que nos é essencial, e que deve ser muito caro para cada um de nós;, disse. Dilma falou ainda que permaneceu calada diante dos boatos por vários meses, mas que decidiu expôr a prática publicamente quando se deu conta da dimensão que estavam tomando. ;Eu passei muito tempo calada. Quando eu vi o tamanho que tinha tomado essa central organizada de boatos, eu resolvi tornar isso público e compartilhar com a população;.

Quando perguntada se era devota de Nossa Senhora Aparecida e se não estaria usando como palanque eleitoral a festa comemorativa da Padroeira do Brasil, Dilma disse ser devota, mas que desautorizava as pessoas a fazer qualquer juízo sobre suas crenças. ;Eu acho que ninguém tem o direito de dizer qual é a minha crença . Ninguém tem o direito de fazer isso. Quem pode julgar sobre crença religiosa é Deus. Eu tive um processo recente e esse processo me fez retomar várias coisas que estavam dentro de mim. E essas questões dizem respeito a mim. E eu não autorizo, legitimo ninguém. E acho isso o cúmulo do preconceito;, afirmou.

A candidata ainda disse que nunca havia estado na basílica antes e que preferia ser recatada nas questões religiosas. ;Eu nunca tinha vindo aqui em Aparecida. Mas eu tenho uma devoção especial por nossa senhora, especialmente por Nossa Senhora Aparecida por causa de circunstâncias da minha vida. Mas prefiro não falar. Prefiro sempre ter essa manifestação mais recatada;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação