Eleicoes2010

Dilma e Serra ainda se encontrarão em quatro confrontos ao vivo

Após intensa troca de farpas entre Dilma Rousseff e José Serra no debate de domingo, dúvida agora é se o tom forte dos discursos será mantido nos próximos eventos televisivos

postado em 12/10/2010 07:35

Depois de o primeiro debate deste segundo turno das eleições ter sido marcado pela troca de farpas entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), aumenta a expectativa para os próximos confrontos entre a petista e o tucano diante das telas. Quatro emissoras ainda vão realizar debates entre os presidenciáveis. O próximo está marcado para domingo, dia 17, na Rede TV.

Após intensa troca de farpas entre Dilma Rousseff e José Serra no debate de domingo, dúvida agora é se o tom forte dos discursos será mantido nos próximos eventos televisivosO clima quente do evento da TV Bandeirantes na noite do último domingo foi encarado pela coordenação das campanhas como um laboratório para os embates que ainda estão por vir. A avaliação de ambas as partes é que o desempenho dos candidatos pode ser decisivo para uma vitória nas urnas no dia 31.

Líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) avalia que Dilma fez Serra ;perder o rebolado; no debate de domingo ao ;assumir o perfil ;privatista; dele;. O deputado aposta que os debates serão cada vez mais importantes até a reta final deste segundo turno. ;Não necessariamente ela (Dilma) vai manter a mesma postura de ontem (domingo). Não tem uma estratégia para debate. Sempre depende do que vai acontecer daqui para frente;, destacou.

Já o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), considera que o debate da Band mostrou que o favoritismo mudou de lado. ;A postura agressiva de Dilma mostra que ela sentiu a mudança. Nunca vi na minha trajetória política alguém que está na frente adotar a agressividade. Ela está nitidamente buscando terreno;, analisou. Para o senador, Serra ultrapassou a ;fase nervosa; da campanha e, nos próximos debates, deverá apresentar ;a confiança que já demonstrou;, além de suas propostas, com mais clareza.

Funcionários preparam o cenário do debate promovido pela Band: clima esquentou pela primeira vez no confronto ao vivo desde o início da campanhaO primeiro debate do segundo turno rendeu à TV Bandeirantes quatro pontos de audiência na Grande São Paulo, o que representa cerca de 240 mil domicílios. Houve registros de até seis pontos de audiência. Ainda assim, atrás das principais concorrentes. No momento em que Dilma e Serra debatiam e trocavam acusações ao vivo na Band, a TV Globo marcou média de 18 pontos no Ibope. A Record ficou com 13. A Rede TV! com oito e o SBT, com sete pontos.

No debate entre Dilma, Serra, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol), ainda no primeiro turno, a Band obteve média de três pontos de audiência no Ibope. O pico foi de cinco pontos, e o share (participação de audiência) foi de 5%. O debate de maior audiência até o momento aconteceu na TV Globo, em 30 de setembro, com média de 27 pontos de audiência no Rio de Janeiro e de 23 pontos em São Paulo.

Reta final

O SBT, que não realizou debates no primeiro turno, apenas entrevistas com os candidatos, anunciou um evento do tipo para o próximo dia 22, que será apresentado pelo jornalista Carlos Nascimento. Na Record, o embate será no dia 24, uma semana antes da votação. E, por último, a Globo, marcou o seu para o dia 29, antevéspera do segundo turno, o debate final da campanha. O último encontro entre Dilma e Serra será mediado por William Bonner, no Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação