Eleicoes2010

Na Basílica de Aparecida, Dilma diz que Serra a está subestimando

À noite, em comício em Ceilândia, ela intensificou o ataque ao adversário

postado em 12/10/2010 07:32

Aparecida do Norte (SP) ; Em um auditório sob a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde pisou pela primeira vez, a candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff, anuncia: ;Agora é olho no olho;. Referia-se à posição mais ;assertiva; ; ela rejeita a palavra ;agressiva; ; que adotou no primeiro confronto com o candidato do PSDB, José Serra, realizado, no último domingo, pela Band. E aproveitou para criticar a postura do tucano: ;Para a minha geração, isso lembra muito o Vietnã, quando os Estados Unidos subestimaram a capacidade de reação dos vietnamitas. Meu adversário tem uma mania de subestimar as pessoas e se achar superior a elas;, comentou a candidata, ladeada por padre César, pela TV Aparecida e pelo deputado eleito Gabriel Chalita (PSB-SP).

Dilma aproveitou uma pergunta sobre a amostragem do Datafolha ter detectado que ela perdeu mais votos devido ao caso Erenice do que por temas religiosos para falar sobre valores: ;Vou tratar com muita ênfase essa questão da ética. Não vou deixar pedra sobre pedra. É importantíssimo perceber que não haverá impunidade;, disse a candidata, que citou ainda a necessidade de incutir valores éticos na sociedade, ressaltando o papel das igrejas nessa questão.

Dilma assistiu à missa na primeira fila. Depois, entre vaias e aplausos, viu de perto a imagem da santaAs declarações da candidata foram feitas logo depois da missa das 9h na basílica, que ela assistiu ao lado de Chalita e do ex-seminarista Gilberto Carvalho, chefe do gabinete pessoal do presidente Lula. Antes do início da celebração conduzida pelo padre Rogério Gomes, que veio de Roma para a festa da padroeira, o padre Agostinho Franon deu as boas-vindas às 14 mil pessoas presentes, entre elas ;a candidata Dilma Rousseff, a quem recebemos com imenso carinho. Ela faz uma pausa na sua campanha para rezar. Rezar é importante, rezar é necessário, rezar sempre resolve;, disse o padre.

Mal-estar
Depois das entrevistas, Dilma quis ver de perto a imagem de Nossa Senhora Aparecida achada pelos pescadores. Um corredor foi reservado para a comitiva passar na frente da imagem. Foi o único momento de constrangimento. ;Não sei o que ela veio fazer aqui. Não é certo transformar a igreja em palanque. Fora Dilma!”, gritou Edson Barbosa, 67 anos. Morador de Belo Horizonte e católico fervoroso, ele chegou à basílica há 10 dias para participar da novena e da festa da padroeira, que será realizada hoje. ;O Lula também nunca veio aqui. O Geraldo (Alckmin) já e o Serra também;, completou a vendedora Maria Rosa praça, 56 anos, que há 20 anos tem uma banquinha para vender rosários aos fiéis.

Ao mesmo tempo em que uns criticavam e vaiavam, outros disputavam espaço para tirar fotos com a candidata ao Palácio do Planalto. Aliados da candidata atribuem parte das manifestações contrárias aos boatos sobre o aborto. Ontem, ela voltou a falar sobre o tema: ;Este é um país que não conhece o ódio. As pessoas (da campanha adversária) não têm uma relação aberta. Eu não atribuo (os boatos) a uma questão religiosa. Tem conteúdo eleitoral fortíssimo;, afirmou.


; Reforço de Lula

Alana Rizzo


Menos de 24 horas depois do debate que subiu o tom da disputa eleitoral, a candidata a Presidência da República Dilma Rousseff (PT) manteve o discurso agressivo contra o adversário José Serra (PSDB). No primeiro comício em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ao lado da petista neste segundo turno, em Ceilândia, a presidenciável atacou o que chamou de divisão do país imposta pelos tucanos entre ricos e pobres. ;Eles têm uma visão de um Brasil de poucos, e nós queremos um Brasil de 190 milhões;, disse.

Dilma falou para uma militância de mais de mais de quatro mil petistas e voltou a comparar o governo Lula com o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. ;Vamos mostrar que o Brasil não é caranguejo que anda para trás. Não queremos aquela época de desemprego, porque tinha gente que achava que alguns brasileiros eram inempregáveis. Não queremos voltar para aquela época em que um pai de família não tinha o que colocar na mesa;, afirmou.

Em seu discurso, o presidente Lula manteve o tom de ataque aos tucanos. ;Conheço a Dilma e o adversário dela há muito tempo. Ela é mais competente;, afirmou. Lula convocou a militância e os políticos eleitos da base aliada do governo a irem às ruas nessa reta final de campanha e fez um apelo aos eleitores para que elejam uma mulher. ;A eleição de Dilma é a redenção das mulheres do país e do mundo.;

A candidata aproveitou o comício, ao lado do candidato ao GDF Agnelo Queiroz, (PT) para contornar as críticas dos adversários em relação a temas polêmicos. A petista citou Deus três vezes, na tentativa de contornar as acusações dos tucanos de que ela seria a favor do aborto. Na véspera do Dia das Crianças, Dilma também falou da importância dos mais jovens para o futuro do Brasil. ;Assumimos mais um compromisso fundamental com as crianças deste país. Porque este país e o futuro dele dependem da nossa capacidade de dar apoio, proteção e garantir oportunidade para que eles se tornem adultos cidadãos brasileiros;, discursou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação