<--[if gte mso 9]>
Um exército de 283.177 eleitores não foi às urnas em 3 de outubro e a tendência é de que na segunda fase da campanha este número seja ainda maior. Os feriados do Dia do Servidor (28 de outubro) e de Finados (2 de novembro) viraram ponto facultativo no DF. A expectativa é de que a folga prolongada influencie no número de eleitores, já que boa parte dos brasilienses pode optar por viajar.
A cientista política Maria Cláudia Bochianelli avalia que o feriado pode influenciar no placar aguardado por Agnelo Queiroz. ;O perfil do eleitor de Agnelo é justamente o funcionário público que pode aproveitar o período de folgas para sair da cidade;, salienta a especialista. Ela lembra que o fenômeno ocorreu em 1998, quando Cristovam Buarque disputava a reeleição contra Joaquim Roriz. Por uma diferença de 34.406 votos, Roriz venceu. ;Essa vantagem é muito pequena e, talvez, pudesse não existir se o pleito tivesse ocorrido numa semana sem feriado;, analisa Bochianelli, para quem o eleitorado de Cristovam também é formado por servidores públicos.
Espólio
A pesquisa Datafolha divulgada no último fim de semana foi a primeira que mediu como deve ser partilhado o espólio eleitoral de Toninho do PSol. Do grupo de apoiadores do socialista, um total de 45% se movimenta em direção a Agnelo, o que significaria um reforço de 89,5 mil votos para a coligação petista. Outros 19% se disseram favoráveis à eleição de Weslian Roriz, contingente de 37,8 mil. Um conjunto de 71 mil eleitores que optaram pelo concorrente do PSol, no entanto, não querem nem uma nem a outra opção. Dizem que vão anular o voto, assim como o próprio Toninho avisou que fará.
Na semana passada, a coligação petista conseguiu a declaração de apoio do PV de Eduardo Brandão e Marina Silva, que no Distrito Federal teve uma aprovação surpreendente, sendo a presidenciável mais bem votada entre os brasilienses. A transferência de votos do PV é tratada como um trunfo entre os apoiadores de Agnelo. No grupo de Weslian, a grande aposta não está depositada tanto nas alianças partidárias, mas no potencial de crescimento da própria candidata, que foi testada nas urnas uma semana após tornar-se candidata. A expectativa entre rorizistas é de que em três semanas ela possa reconquistar os patamares de intenção de voto do marido no início da campanha. (LT)
<--[if gte mso 9]>
SEM INTERESSE EM VOTAR
2006
1; turno *
229.750 ;13,88%
2002
1; turno
234.334 ; 15,43%
2; turno
207.722 ; 13,68%
1998
1; turno
196.424 ;15,49%
2; turno
203.003 ; 16%
* O pleito foi decidido em 1; turno, com a eleição de
José Roberto Arruda ao GDF