postado em 12/10/2010 07:45
O candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, realizou o primeiro comício do segundo turno das eleições ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da aposta do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff. O evento foi realizado ontem à noite na Praça da Bíblia, em Ceilândia. O postulante ao Palácio do Buriti foi o primeiro a falar. Ele utilizou 16 minutos ao microfone mais para pedir apoio à ex-ministra-chefe da Casa Civil e criticar o tucano José Serra do que para agradecer os votos recebidos na cidade. Os discursos começaram com mais de uma hora de atraso. Entre as 19h30 e as 20h30, os militantes ficaram sob chuva e, mesmo assim, não desanimaram. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas foram ao comício. Agnelo chegou à Praça da Bíblia por volta das 20h15. Por ele já esperavam a mãe, os irmãos, a filha e a mulher. O petista falou duramente contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o atual candidato José Serra, mais até do que contra Roriz. Segundo ele, os adversários querem privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobras. ;Não nos enganamos com lobos em pele de cordeiro. Não nos esquecemos do governo de FHC e Serra. Não esquecemos que fomos chamados de vagabundos;, afirmou. Em seguida, comentou sua vitória nas urnas da Ceilândia, no primeiro turno. O maior colégio eleitoral do DF conta com três zonas ; em todas, Agnelo venceu com mais de 50% dos votos no último dia 3. ;Ganhar em Ceilândia significa ganhar a eleição no DF;, discursou.
Agnelo ressaltou ainda as propostas de Dilma ao governo federal, enfatizando sua faceta cabo eleitoral. ;Vamos dar atenção à saúde primária que o nosso adversário destruiu, instalar escolas técnicas em todas as cidades e trazer escolas públicas para o DF;, prometeu. ;Os projetos nacionais de Dilma têm tudo a ver com o projeto de resgate da esperança e credibilidade do Distrito Federal. Não queremos mais escândalos na capital;, enfatizou. Em seguida, a candidata à Presidência complementou o discurso de propostas de Agnelo e criticou a falta de creches, escolas técnicas e infraestrutura na cidade. ;Agnelo vai construir uma capital digna do tamanho do país. E não falo só do Plano Piloto, mas também de Ceilândia;, disse. A presidenciável encerrou a fala pedindo votos ao companheiro no DF.
Lula, o principal personagem da campanha de Dilma e Agnelo nestas eleições, fechou o evento. Ele chegou ao local de helicóptero acompanhado da mulher, dona Marisa, pouco depois das 20h. Os dois vestiam roupas vermelhas, em referência à cor do partido. O presidente começou o discurso exaltando Agnelo. ;Conheço Agnelo pela militância e depois, quando foi deputado federal e ministro. Ele é companheiro de compromisso e vai resgatar a autoestima do povo, que está cansado de escândalos;, elogiou. Segundo Lula, Ceilândia precisa de um programa sério de segurança pública e que Dilma e Agnelo, juntos, poderão renovar as esperanças da região. ;Brasília não pode continuar sendo governada por alguém que bota a cidade nas páginas policiais dos jornais;, criticou o ex-governador Joaquim Roriz, adversário de Agnelo na disputa, sem citar nomes.
Detector de metais
O palco do comício estava recheado de políticos eleitos no último dia 3 ou que ocuparam cargos públicos na gestão de Lula. Mas a população só podia chegar perto deles se, antes, passasse por um detector de metais. Entre eles, estava o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e o deputado federal Ciro Gomes. O mais novo aliado de Agnelo e ex-candidato ao GDF, Eduardo Brandão (PV), reservou lugar no palanque.
A militância permaneceu animada durante todo o evento. A dona de casa Crisângela Isabel da Silva, 28 anos, usava faixa na cabeça com o rosto dos candidatos. ;Podemos fazer a diferença nesse momento e nos unir para que os dois (Dilma e Agnelo) sejam vencedores;, defendeu. A doméstica Maria das Graças Rodrigues, 57, pulava na chuva à espera dos políticos. ;Dilma é a continuação de Lula. Ele fez os miseráveis virarem pobres e a gente, que é pobre, virar classe média. Sou empregada doméstica e consigo viajar de avião. Antigamente, comprava arroz por R$ 12 e agora compro por R$ 6.; O comício foi encerrado às 22h. Durante o dia, Agnelo ainda gravou programas para o horário eleitoral. Hoje de manhã, ele e Dilma devem se reencontrar nas comemorações do Dia das Crianças, no Eixão Norte.