postado em 14/10/2010 08:00
O medo de um alto índice de abstenção na votação do segundo turno, que acontecerá em 31 de outubro, num domingo espremido entre dois feriados, o do Dia do Servidor e o de Finados, mobilizou o Partido dos Trabalhadores a apelar pela permanência dos eleitores no Distrito Federal. No programa eleitoral de Agnelo Queiroz, o candidato da legenda na disputa ao GDF, exibido ontem na TV, um rapaz em trajes característicos aos de um mochileiro ; roupas esporte, tênis e óculos escuros ; pede para que as pessoas não viajem no dia da votação para não ficarem com ;peso na consciência nos próximos quatro anos;. Ontem, em visita à Rua das Farmácias, na 102 Sul, Agnelo incentivou os brasilienses a ficarem na capital mesmo diante de ;maquinações;, segundo o petista, para estimular a saída deles das cidades.O candidato recorreu ao discurso da ;obrigação cívica; e do combate ;à tragédia que abate o DF nos últimos 15 anos; para convencer os eleitores a participarem do pleito. ;A nossa obrigação cívica é justamente participar da vida da nossa cidade. Eu sei que tem maquinações para estimular que as pessoas viajem e até arranjos de feriado para as pessoas não exercerem sua cidadania;, afirmou. Ele ainda ressaltou as ;maravilhas; do Distrito Federal. ;Tem tantas coisas bacanas no DF. Vamos ficar com a família aqui na cidade nesse período do feriado para mudar essa situação de vergonha nacional para orgulho nacional;, argumentou Agnelo.
No primeiro turno do pleito, 283.177 eleitores não foram às urnas e a tendência é de que em 31 de outubro esse número seja ainda maior. Os feriados do Dia do Servidor (28 de outubro) e de Finados (2 de novembro) foram declarados pontos facultativos no DF. A expectativa é de que a folga prolongada influencie no número de abstenções, já que boa parte dos brasilienses pode optar por viajar. Coordenadores de campanha de Agnelo acreditam que reforçar o apelo aos eleitores pode evitar o saidão, principalmente do público jovem, como ocorreu no segundo turno das eleições 1998, quando estudantes da Universidade de Brasília estavam em férias em virtude de uma greve no primeiro semestre daquele ano, e o então governador que buscava a reeleição e ex-reitor da instituição, Cristovam Buarque, perdeu muitos votos e acabou derrotado.
Debate
Hoje, será realizado o primeiro debate entre os adversários Agnelo e Weslian Roriz (PSC) na segunda fase da campanha ao Governo do Distrito Federal. O petista disse ontem que as atividades nas ruas e as gravações de programas eleitorais tomam muito tempo, mas afirmou sentir-se preparado para o embate, apesar de, até o fechamento desta edição, a oponente não ter confirmado a presença no debate. Sobre o desempenho de Weslian, Agnelo recorreu à inspiração divina para traçar um prognóstico: ;Só Deus sabe como será;. Ele garantiu, no entanto, que de sua parte não haverá ofensas contra a ex-primeira-dama.
Agenda
Confira os compromissos de hoje do candidato do PT:
Agnelo Queiroz
8h30 ; Visita ao Sindicato dos Professores, SIG Quadra 6, Lote 2260, Setor Gráfico
9h30 ; Gravação de programa para a propaganda eleitoral gratuita de TV
22h ; Debate