O primeiro comício da coligação Esperança Renovada para o segundo turno das eleições, realizado em Ceilândia na noite de ontem, foi marcado por pedidos de voto para José Serra. A candidata ao Governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC) e o ex-governador Joaquim Roriz atuaram em boa parte do evento como cabos eleitorais do tucano. O evento também marcou a inauguração de um comitê da ex-primeira-dama na QNM 3, Conjunto P. Apesar de ter declarado apoio à candidata ao GDF, Serra não compartilhou o palanque e nem mesmo o seu vice na chapa, Índio da Costa (DEM), que estava escalado para representá-lo, marcou presença no comício, que reuniu pouco mais de 800 pessoas.
Além do ex-governador, tanto candidatos eleitos quanto derrotados da coligação Esperança Renovada pediram votos para a candidata e teceram críticas aos adversários do PT, principalmente a Tadeu Filipelli, vice de Agnelo Queiroz, a quem eles acusaram de se esconder e de não falar nos comícios e eventos da coligação rival.
Em seu discurso, Joaquim Roriz destacou que o segundo turno já representa uma vitória em que ;ninguém acreditava;. Ele também disse que a coligação escolheu Ceilândia para o primeiro comício da segunda etapa das eleições por tratar-se da cidade mais populosa de Brasília. ;Quando o Supremo Tribunal Federal não decidiu sobre minha candidatura, não me restou outra coisa. Então disse: vamos para a guerra, vamos para a batalha. Eu vim dizer que a minha mulher é candidata ao Governo do Distrito Federal e que o meu candidato apresidente é o Serra. Vim para a Ceilândia garantir e afirmar que vocês terão uma governadora digna e honrada;, destacou.
;Em alto mar;
Weslian disse ser uma ;mulher pequena, mas de coração grande;. A candidata afirmou que sabe administrar justamente por ter sido uma dona de casa durante os 50 anos de casamento com Joaquim Roriz. Ao pedir votos, ela lembrou que já conhece Ceilândia desde os tempos em que seu marido comandou o DF. ;O governador não será uma pessoa desconhecida. Eu já percorri escolas e hospitais que o meu marido fez. Acordem enquanto é cedo. Em 31 de outubro, temos que dar uma resposta para o Serra, que vai lembrar de todos vocês. Vamos virar essa canoa. Estamos em alto mar. Começamos a guerra em Ceilândia;, declarou. A candidata deixou o comício, por volta das 21h, sem falar com a imprensa.
Coube a Jofran Frejat falar sobre a situação da saúde no DF. Ele afirmou que a coligação inimiga não tem iniciativa, enquanto eles querem dar continuidade ao governo. Além de pedir apoio a Weslian, o vice da ex-primeira-dama disse que pode garantir a escritura das residências dos moradores do Condomínio Sol Nascente. ;A Weslian trouxe cobertores para as pessoas carentes, enxovais para os recém-nascidos no Hospital de Ceilândia. Essa gente só faz prometer. Eu vou resgatar a saúde do DF. As pessoas imploram por atendimento médico em uma capital que já foi referência nacional;, garantiu.
<--[if gte mso 9]>
Votos conquistados por Weslian Roriz nos quatro colégios eleitorais de Ceilândia:
8; Zona Eleitoral
32, 29% de 69.132 mil votos
12; Zona Eleitoral
31,82% de 61.645 mil votos
16; Zona Eleitoral
33% de 68.361 mil votos
20; Zona Eleitoral
28,88% de 66.520 mil votos