Eleicoes2010

Dilma diz que Serra vai privatizar estatais e tucano promete fortalecê-las

postado em 15/10/2010 19:02
A pouco mais de duas semanas do segundo turno das eleições presidenciais, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) têm aproveitado o horário eleitoral para desferir ataques um ao outro. Na propaganda de hoje à tarde, Dilma voltou a dedicar um tempo considerável de seu programa para acusar Serra de ser um privatista. Antevendo que a petista insistiria nesse tema, o tucano encerrou os dez minutos destinados à propaganda afirmando que não pretende privatizar empresas públicas, caso eleito.

Serra disse aos eleitores que irá fortalecer as empresas públicas, como a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Eletrobras. ;Vou impedir que essas empresas continuem sendo usadas com interesses partidários;, afirmou. O tucano acrescentou que em seu governo não haverá o loteamento das estatais, mas que o servidores concursados terão vez.

O presidenciável abriu seu programa prometendo obras em diversos setores e pregando que o dinheiro do governo deve ser gasto em prol da população. Serra criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ele, ainda não começou a fazer as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Aproveitando a importância dos dois eventos esportivos, o tucano se comprometeu a fazer novos aeroportos, reformar outros e promover melhorias nas estradas.

Serra mostrou seu projeto de urbanização de duas favelas paulistas e criticou o investimento feito pelo governo Lula na área de saneamento. ;Nos últimos oito anos não foi feito praticamente nada nessa área;, destacou. O programa também ressaltou as realizações de Serra como governador de São Paulo e apontou que Dilma está no ;desespero;, por causa do crescimento dele nas pesquisas. ;Na véspera da eleição, o PT sempre inventa coisas para ganhar a eleição;, acusou.

Dilma
A propaganda petista, por sua vez, teve como tom o risco de as empresas brasileiras serem privatizadas caso Serra vença a eleição. ;Eles só pensam em vender o patrimônio público;, acusou. Em um dos trechos do programa da tarde, Dilma afirmou que ;o principal assessor do candidato Serra para a área de energia defendeu a privatização do pré-sal; e marcou posição, ao dizer que sua visão ;é totalmente contrária a visão da turma do contra;.

Dilma prometeu creches públicas, remédios para os diabéticos e ressaltou que ela terá mais condições de governar o país que o adversário, pelo fato de a base aliada do governo ter a maioria de parlamentares na Câmara e no Senado. O presidente Lula também apareceu na propaganda de sua ex-ministra, creditando a ela ;grande parte do sucesso do governo;.

No rádio, Serra usou a maior parte do programa para homenagear o Dia dos Professores. Ele disse que nenhum país vai para frente sem investir em educação. Já Dilma usou a primeira metade do horário no rádio para responder a algumas críticas feitas pelo tucano. ;Se a propaganda do Serra mente, a gente aqui vai desmentir;, dizia um dos locutores. Somente no fim do programa, Dilma parabenizou os professores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação