Eleicoes2010

Datafolha: Dilma tem oito pontos de vantagem sobre Serra nos votos válidos

Dilma Rousseff tem 54% dos votos válidos contra 46% de Serra

postado em 15/10/2010 20:25

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra cenário de estabilidade no segundo turno das eleições. No levantamento, a petista Dilma Rousseff manteve oito pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB), mesmo índice da consulta anterior. Dilma Rousseff tem 54% dos votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e abstenções), contra 46% de Serra.

Em votos totais, a petista oscilou um ponto para baixo, passando de 48% para 47%, enquanto o tucano se manteve com 41%. Votos brancos e nulos representam 4% e os indecisos totalizam 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto mediu as intenções de voto dos grupos religiosos. Entre os católicos, que representam a maioria da população, 51% pretendem votar em Dilma e 38% estão com Serra. Entre aqueles que se declaram sem religião, Dilma lidera com 45%, contra 40% de José Serra.

Entre os eleitores de Marina Silva (PV), 51% dos eleitores dizem que vão votar em Serra, 23% votarão em Dilma e 11% vão anular o voto ou votar em branco, enquanto 15% dos eleitores de Marina ainda não sabem em quem votar no segundo turno.

A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, foi feita entre os dias 14 e 15 de outubro, com 3.281 eleitores, e registrada no TSE sob o número 35.746.

Popularidade recorde

O levantamento revelou que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu seu recorde desde que ele foi eleito. Segundo o Datafolha, 81% dos entrevistados avaliaram o governo como bom ou ótimo. Além disso, cresceu a rejeição ao candidato José Serra. O tucano tinha rejeição de 63% e agora tem 66%. Dilma Rousseff, cujo índice de rejeição era de 68%, agora tem 67%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação