Eleicoes2010

Temas saúde, educação e emprego dominam quarto bloco do debate

postado em 17/10/2010 22:59
No quarto bloco a troca de perguntas e, consequentemente, o embate do dois candidatos voltaram à tona no debate. José Serra fez a primeira pergunta para Dilma Rousseff sobre problemas em estradas, segurança e, principalmente, na área da sáude. "São questões seríssimas. Não se pode tratar o transporte só como uma questão rodoviária. Quanto a segurança tenho um compromisso, livrar São Paulo do PCC. E na saúde, não deixar pessoas esperando nas filas. Defendo unidades de pronto atendimento 24h", respondeu a candidata. Serra disse que as propostas apresentadas são cópias já apresentadas. "Quero saber é por que eles não fizeram nada em oito anos?", apontou o candidato. Dilma, na tréplica, disse que a saúde melhorou, pois o PT pegou o governo em "petição de miséria".
[SAIBAMAIS]Na pergunta seguinte, de Dilma para Serra, o tema foi educação. A petista quis saber por que a educação no estado de São Paulo tem um desempenho tão acanhado. "O Exame Nacional (Ideb) feito pelo MEC, mostrou um maior avanço do estado de SP em relação ao Brasil. É um estado que teve um performance apreciável, foi o que mais avançou. O PT, por sua vez, acabou com o Enem", respondeu Serra. Na réplica, Dilma afirmou que o Enem pode ser extinto em um possível governo do tucano, pois ele não aprova o Pró-Uni, que tem o exame como pré-requisito. "Eu não vou acabar com o Enem. Ele morreu nas mãos do PT", treplicou Serra.

A segunda questão de Serra para Dilma continuou no tema da saúde. Serra quis saber o que a candidata pretende em relação a pessoas que esperam muito par ter órtoses e protéses. Dilma se comprometeu a ampliar a rede Sarah no Brasil. Na réplica, o candidato citou o projeto da rede Zilda Arns que também deve ser levada para outros estados. Dilma voltou a o tema da educação na tréplica e apontou que houve um aumento no número de alunos com deficiência em sala de aula e prometeu plano de carreira e salário digno ao professores.

A última pergunta de Dilma para Serra foi sobre emprego. A candidata quis saber se José Serra concorda com a frase de um ex-ministro do governo do FHC que a culpa do desemprego é dos desempregados. Serra não respondeu e atacou a candidata petista. "Voltar ao governo anterior não vai dar em nada. São inverdades toda hora. Parece que a Dilma é candidata ao governo de São Paulo". Sobre o tema emprego, o candidato disse que ele deve ser levado em conta de acordo com as taxas de crescimento da economia. Na réplica, Dilma atacou o tucano. "Ele quer falar, falar, fazer promessas, mas não tem como a gente ver se ele é capaz de fazer".

No fim do bloco, Dilma Rousseff pediu direito de resposta por José Serra ter dito que ela é a favor da volta da inflação. O pedido foi negado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação