Eleicoes2010

José Serra prepara ofensiva Nordeste a fim de tirar votos de Dilma

Ivan Iunes
postado em 19/10/2010 08:40
O crescimento da campanha tucana nas regiões Sul e Sudeste levou a estratégia do candidato à Presidência José Serra (PSDB) a mirar os próximos sete dias no principal endereço dos votos de Dilma Rousseff (PT) registrados no primeiro turno: o Nordeste. Em uma semana, Serra pretende colocar em prática uma ofensiva por sete estados da região, mais o Pará. Só ficaram de fora Ceará e Bahia, que já foram visitados nas últimas semanas. A peregrinação terá como roteiro básico as cidades do interior.

O destino foi definido depois que o comando da campanha serrista detectou que o crescimento do presidenciável nas outras regiões do país serviu para embaralhar as eleições, mas os tucanos só têm maiores chances de vitória se reverterem ao menos parcialmente o quadro no Nordeste. No primeiro turno, Dilma abriu frente superior a 10 milhões de votos contra Serra. De acordo com os últimos dados obtidos pelos levantamentos encomendados pelo PSDB, o tucano ainda perde em praticamente todos os estados nordestinos, por diferenças que beiram os 30 pontos percentuais. ;A nossa ideia é percorrer o Nordeste em uma semana. Serra já tem cerca de 30% e chega até a 40% em alguns desses estados, mas ainda não temos como fixar uma meta de votação, somente depois dessas ações;, explica o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Aliados
As andanças de Serra pela região terão início na quinta-feira, quando ele visita o município paraibano de Patos com o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB). No dia seguinte, ele parte para Jaboatão dos Guararapes (PE). No sábado, o dia vai ser preenchido com agenda dupla: Maranhão e Pará ; único estado do Norte a entrar no pacote, por conta do segundo turno favorável aos tucanos entre Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT). O presidenciável passará pelas cidades de Imperatriz (MA) e Marabá (PA). ;Identificamos que podemos crescer no Nordeste, mas precisamos acelerar esse movimento. Serra já foi a praticamente todas as capitais e agora vai ao interior, região em que Dilma foi mais forte no primeiro turno;, afirma Guerra.

Em Pernambuco, os responsáveis por puxar votos para o candidato serão o próprio Guerra, além de Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE). No Maranhão, a tarefa será do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), além do candidato derrotado ao governo Jackson Lago (PDT).

A agenda da próxima semana ainda não foi fechada, mas há viagens previstas para Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Sergipe. Em todos esses estados, o presidenciável terá a companhia de lideranças locais. Em Sergipe, outro aliado que não conseguiu chegar ao governo local, João Alves (DEM) pedirá votos ao lado de Serra. Único estado em que a oposição colheu somente votações positivas no Nordeste, o Rio Grande do Norte terá o senador José Agripino Maia (DEM) e a governadora recém-eleita Rosalba Ciarlini (DEM) para aproximar o tucano da população local. Candidato ao governo de Alagoas, Teotônio Villela Filho (PSDB) tentará alavancar a própria campanha e a de Serra com a visita do presidenciável ao estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação