Helena Mader
postado em 21/10/2010 07:55
A 10 dias do segundo turno, dois personagens ganham papel ainda mais importante no xadrez eleitoral: os candidatos a vice-governador. Jofran Frejat, companheiro de chapa da candidata Weslian Roriz (PSC), e Tadeu Filippelli, vice de Agnelo Queiroz (PT), se dividem entre gravações para o programa eleitoral, o corpo a corpo com os eleitores e as articulações para agregar mais apoiadores aos seus respectivos times. Os dois ganharam mais espaço na reta final da campanha, mas cada um a seu modo. Frejat tem saído mais às ruas e aparece quase que diariamente no programa televisivo da coligação. Já Filippelli é mais atuante nos bastidores, costurando novas alianças e angariando apoio para a campanha.A troca do ex-governador Joaquim Roriz por sua mulher, Weslian, deu ainda mais espaço a Jofran Frejat no segundo turno. Ele acompanha a candidata do PSC em todos os eventos, acena do alto dos carros durante as carretas, conversa com os eleitores, tira fotos e faz promessas. Ganhou um tempo expressivo na propaganda de TV, quando fala principalmente sobre as propostas para a área da Saúde, já que Frejat é médico.
Filippelli, por sua vez, tem trabalhado pesado na articulação política nos bastidores, buscando atrair novos aliados para a campanha de Agnelo. Na última segunda-feira, ele participou de um jantar com 200 pastores evangélicos, que contou com a presença de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência da República.
Se no primeiro turno o peemedebista estava constantemente ao lado do candidato da coligação Um Novo Caminho, agora ele aparece menos nos compromissos públicos e dedica mais tempo à atuação nos bastidores. Ele explica que, na primeira etapa das eleições, precisava estar ao lado de Agnelo para fortalecer a aliança entre o PT e o PMDB. ;A gente precisava estar junto, até para transmitir segurança e consolidar a aliança. Depois do primeiro turno, com a consolidação da nossa chapa, estou fazendo um trabalho completamente diferente;, justifica o vice do candidato petista.
Ele afirma que sua maior contribuição nas eleições é o contato com todos os integrantes da aliança e a busca por novos apoiadores. ;Até por eu já ter pertencido a outro grupo político, tenho mais facilidade para fazer essa articulação;, argumenta. ;Quem representa a candidatura é ele (Agnelo). É normal que ele esteja no horário eleitoral e em todos os compromissos da chapa. Mas nossas atuações estão integradas;, finaliza Filippelli.
Aliança
A aliança com o PMDB foi um dos principais alvos de críticas de adversários políticos da chapa encabeçada por Agnelo. Nos debates do primeiro turno, todos os oponentes questionaram a aliança com Filippelli que, em um passado muito recente, compunha o grupo dos principais aliados do ex-governador. A todos os questionamentos, o petista respondia que a aliança fazia parte de um acordo para ;mudar Brasília;.
O coordenador de Comunicação da campanha de Agnelo Queiroz, Luís Costa Pinto, explica que é ;natural; o cabeça da chapa aparecer mais nos programas eleitorais. ;A figura central de qualquer campanha é o candidato majoritário. Nesse caso, trabalhamos muito mais a imagem do Agnelo e a interlocução direta entre ele e os eleitores. O Filippelli é uma pessoa fundamental na campanha, na construção e NA ampliação das alianças políticas que se formaram em torno do Agnelo;, justifica o coordenador.
Enquanto Tadeu Filippelli trocou a campanha nas ruas pela atuação nos bastidores, o vice da candidata Weslian Roriz, Jofran Frejat, trabalha diariamente na busca de eleitores e na gravação dos programas eleitorais. Em algumas propagandas de televisão, o vice chega a aparecer mais do que a cabeça da chapa, falando principalmente sobre a Saúde, mas abordando também outros temas como transporte.
Nos eventos de campanha, está sempre ao lado do casal Roriz. O coordenador da campanha de Weslian, Vatanábio Brandão, garante que as aparições mais frequentes de Frejat não têm relação com a substituição na chapa. ;Ele está gravando mais porque agora temos muito mais tempo de tevê, com um programa novo de 10 minutos todos os dias. No primeiro turno, o tempo era mais curto.;
Jofran Frejat garante que seu ritmo de trabalho não se alterou. Mas ele lembra que começou a gravar mais depoimentos depois da entrada do publicitário Dimas Thomas na campanha de Weslian Roriz. ;Ele pediu que eu participasse mais. Minha rotina não mudou, não, estou sempre ao lado da Weslian;, afirma o candidato a vice. Mas ele afirma que não interfere nas articulações da campanha nem nas decisões estratégicas. ;Dei minhas posições no início, agora não participo de nenhuma decisão nem discuto o que vai entrar no programa;, finaliza Jofran.
FORTALECIMENTO
O presidente regional do PMDB, Tadeu Filippelli, foi o responsável por costurar a adesão do PV e de Eduardo Brandão à candidatura de Agnelo. Ainda no primeiro turno, articulou o apoio de Newton Lins (PSL), que abriu mão da própria candidatura para declarar voto ao petista.