Eleicoes2010

Na reta final, Dilma vai priorizar os estados com maior número de eleitores

postado em 21/10/2010 18:47
Na reta final do segundo turno das eleições, a campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, dará prioridade aos estados mais populosos, como São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, a estratégia de Dilma é concentrar esforços em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com saídas mais esporádicas para as regiões Nordeste, Norte e Sul. ;Desde o início da campanha do segundo turno, priorizamos os maiores colégios eleitorais. Isso não quer dizer que vamos abandonar os outros;, destacou Dutra.

São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil com 28.037.734 eleitores. Isso significa 23,3% do total de eleitores do Brasil. No primeiro turno, Dilma obteve 37% dos votos válido, contra 40% de seu adversário, José Serra, que governou o estado até março deste ano.

Em São Paulo, a presença mais frequente de Dilma tem também o objetivo de impedir o avanço da campanha de Serra, que busca conquistar os votos obtidos pela candidata do PV, Marina Silva, no primeiro turno. Mas é em Minas Gerais que a busca pelos eleitores de Marina é mais intensa. Nesta semana, a agenda de Dilma Rousseff dedicou dois dias a Belo Horizonte, sendo que uma das atividades inclui prefeitos de vários municípios mineiros.

Além de ser o segundo colégio eleitoral do Brasil, com 14,5 milhões de eleitores, Minas é estratégico porque foi o estado onde Marina teve sua melhor votação. Em Belo Horizonte, por exemplo, Marina teve 560.037 votos (40%), 126 mil votos a mais que a mineira Dilma, ficou com 434.157 (31%) votos. José Serra (PSDB) foi o terceiro, com 389.416 (28%) votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação