Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Coligação de Weslian vai pedir cassação de Agnelo por lanche distribuído

A coligação Esperança Renovada, da candidata Weslian Roriz (PSC), vai pedir nesta sexta-feira (22/10) a cassação do registro de Agnelo Queiroz (PT) alegando compra de votos por parte do candidato. De acordo com o grupo, militantes do petista teriam distribuído lanche (suco e pão com presunto e queijo) a integrantes da Associação de Catadores do Lixão da Estrutural, na última quarta-feira, enquanto os presentes aguardavam a chegada do candidato do PT para um evento de campanha. A distribuição não é permitida pela legislação eleitoral.

Segundo a assessoria de Agnelo, no entanto, a entrega não foi feita pela Coligação Um Novo Caminho, à qual pertence o petista. O fato teria, de acordo com a campanha, sido armado para prejudicar o candidato. ;Trata-se de um ato de desonestidade. Eu asseguro que a nossa campanha não tem nada a ver com esse fato, não é nossa característica fazer qualquer tipo de distribuição. É muito mais fácil os nossos concorrentes terem mandado fazer isso, já que esse tipo de atitude é uma prática deles. Não temos preocupação nenhuma com relação a essa ação, já que se trata de uma tentativa de armação;, indignou-se Agnelo.

Para provar a suposta distribuição irregular de comida feita na Estrutural, advogados de Weslian prometem utilizar imagens veiculadas em uma rede de televisão. ;Não resta dúvida: configura-se captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de voto, oferecer vantagens a terceiros buscando votos, o que é vedado pelo artigo 41-A do Código Eleitoral. Isso leva à cassação do registro do candidato e, no caso de uma improvável eleição, à cassação do diploma;, afirmou o advogado Eládio Carneiro. O PT alega que a própria Associação de Catadores da Estrutural comprou o lanche.