postado em 23/10/2010 08:00
Intensificar as ações de campanha nas áreas de grande concentração de votos do marido. Essa é a estratégia que a candidata Weslian Roriz (PSC) tem adotado na reta final do pleito do próximo dia 31. O objetivo é recuperar os votos perdidos no primeiro turno devido à indefinição jurídica do casal Roriz, ameaçado de impedimento de participar das eleições. Diante da iminência de ter a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador Joaquim Roriz, principal nome da chapa Esperança Renovada ao Governo do Distrito Federal, fez campanha com liminares judiciais debaixo do braço. Assim ficou até o julgamento do recursos no Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, resolveu desistir e colocar a mulher na disputa.Weslian Roriz só recebeu o sinal verde para participar da disputa um dia antes da votação. ;Diante dessa indefinição, perdemos muitos votos porque nossos eleitores não sabiam se Roriz poderia ou não participar das eleições. Agora, vamos visitar os nossos redutos para confirmar que ela é a candidata;, explica o coordenador de campanha, Vatanábio Brandão.
O compromisso público de ontem da agenda da ex-primeira-dama foi realizado em Planaltina. Mais juntos que nunca, Weslian e Roriz fizeram uma carreata pela cidade. Os dois aterrissaram de helicóptero às 16h25 no estacionamento em frente à Feira Permanente, situada no Setor Leste da cidade. Eles trocaram o conforto do aparelho pela carroceria de um caminhão. De lá, puxaram uma fila de carros e percorreram mais de seis quilômetros pelas vilas Buritis III e IV e o Setor Arapoanga.
Eleitor atento
Enquanto Weslian e Roriz acenavam para os moradores, o locutor do carro de som anunciava as promessas da candidata para a cidade. Algumas delas despertaram dúvidas nos moradores, como a entrega das escrituras para as casas situadas nas quadras 5 e 6 da área. Morador da Quadra 6, o aposentado Valmir Queiroz Silva, 75 anos, não tem documento que comprove que o imóvel é dele, apesar de morar no local há 30 anos. Durante esse tempo, ele se acostumou a ouvir várias promessas sobre a concessão da escritura definitiva do lote. Uma delas feita pelo próprio Roriz na campanha de 1998. ;Vamos ver se ele vai cumprir desta vez;, afirmou o eleitor.
Outra novidade anunciada pelo locutor durante a carreata de ontem beneficiará os motoboys de várias cidades do Distrito Federal. Depois de prometer anistiar as multas de todos os motoristas da capital, se eleita, Weslian promete isentar do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A candidata disse estar abertas aos pedidos da população de Planaltina. ;O que a cidade reivindicar a gente vai fazer;, garantiu. O passeio durou aproximadamente duas horas. A chuva fez com que o trajeto fosse interrompido no Setor Arapoaga. Cercado por militantes, o casal desceu do caminhão e entrou numa caminhonete. ;Vim aqui colher votos para a minha campanha;, limitou-se.
Empate
Em sessão com quase 14 horas de duração, realizada em 22 e 23 de setembro, os ministros do Supremo discutiram o recurso de Roriz. Com cinco votos favoráveis e cinco contrários, a Corte não chegou a consenso. No dia seguinte, o ex-governador renunciou e indicou a mulher, Weslian, para substituí-lo na corrida ao Buriti.
Agenda
Confira os compromissos de hoje de Weslian Roriz:
9h ; Encontro com pastores evangélicos no comitê central do SIA, Trechos 3/4 , Lotes 325/333
10h30 ; Reunião na Igreja Poço de Água Viva, QNM 10 ; Conjunto H ; lote 46 ; Ceilândia Norte
15h ; Gravação de programas para a propaganda eleitoral de TV no Park Way
17h ; Carreata em Samambaia, concentração no estacionamento da Feira da 202 Norte
Justiça determina apreensão de material
Adriana Bernardes
A Justiça Eleitoral determinou, ontem, a apreensão de todo e qualquer material de propaganda eleitoral na Chácara Menino Jesus, no Lago Norte. A decisão se deu em reposta a uma ação em que a coligação Um Novo Caminho, do petista Agnelo Queiroz, denuncia a entrega de pão e leite para a comunidade acompanhada da distribuição de propaganda eleitoral de Weslian Roriz (PSC), Jofran Frejat (PR) e de Jaqueline Roriz (PMN), eleita deputada federal.
Na denúncia, a coligação descreve que, em 9 de outubro deste mês, flagrou o posto de distribuição do programa Nosso Pão, Nosso Leite ;decorado; com material de campanha da candidata adversária. O posto ficaria na Chácara Menino Jesus, localizada em terra pública. ;Nosso objetivo era suspender a prática de crime eleitoral na oferta de alimentos ao eleitor em troca do voto. O relator reputou que havia sinais claros de ilicitude. Se comprovar o crime, ela (Weslian) terá o registro ou o diploma cassado, caso seja eleita;, explicou o advogado Luís Carlos Alcoforado, da coligação Um Novo Caminho.
Ao conceder a liminar e determinar a apreensão do material, o desembargador Mário Machado, relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) escreveu que ;as referidas fotografias e o vídeo documentam a existência, no local, da propaganda denunciada, bem como a entrega de material impresso de propaganda da candidata Weslian Roriz juntamente com a distribuição gratuita do pão e do leite;. Além da liminar, os autores da ação pediram a cassação dos registros de candidatura de Weslian ; ou de seu diploma, caso seja ela a futura governadora ;, e de Jaqueline Roriz. O mérito da ação ainda não foi julgado. A chapa do PT solicitou ainda a apuração do caso pela Polícia Federal.
Procurado pelo Correio, o advogado Eládio Carneiro, da coligação Esperança Renovada, liderada por Weslian, informou que ;assim que a coligação for intimada da decisão, fará a defesa;. E partiu para o contra-ataque. ;O PT está fazendo isso porque foi flagrado pela imprensa fazendo captação ilícita de sufrágio e sabe que, se o candidato Agnelo for, eventualmente eleito, perderá o do mandato em função disso;, afirmou.