postado em 26/10/2010 00:24
A Petrobras dominou o segundo bloco do debate realizado pela Rede Record, entre os candidatos à presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O tema ocupou o lugar de respostas de questões como emprego e segurança. O tucano aproveitou para prometer a meta de desmatamento zero na Amazônia. [SAIBAMAIS]Serra iniciou o bloco com a pergunta sobre a Petrobras. Negou que pensa em privatizar a companhia e disse que a petista entregou a exploração de petróleo a 108 empresas privadas, metade delas extrangeiras. Dilma respondeu que o pré-sal é um bilhete premiado. Segundo ela, logo após a descoberta desta grande reserva, o governo federal suspendeu todos os leilões e nenhuma empresa extrangeira tem acesso à exploração do petróleo no país. "Quando a gente descobriu que havia um bilhete premiado e que nós não podíamos passar ele para uma empresa extrangeira, mudamos a regra do jogo", disse a candidata.
Dilma perguntou ao tucano sobre geração de emprego, questão, que segundo ela, Serra não responde há três debates. O ex-governador preferiu voltar à Petrobras e criticou a resposta da petista. "Eu duvido que alguém entenda o que a Dilma diz", ironizou. O tucano se comprometeu a responder sobre emprego em outro momento. Na réplica, a candidata acusou o PSDB de querer privatizar o "filé mignon" do Brasil.
Segurança
A segurança pública foi o tema escolhido por Serra em sua segunda pergunta. Dilma defendeu as Unidades de Políticas Pacificadoras (UPPs), valorização dos policiais e a construção de presídios. Serra reiterou a proposta de criar um Ministério da Segurança Nacional com uma guarda nacional, para vigiar as fronteiras, por onde entram drogas e armas no país, inclusive pelo mar. Fazer cadastro nacional de criminosos, controlar os estados que não estão atuando direito. "É um ministério importantíssimo", defendeu.
Ao falar sobre presídios, na réplica, Dilma alfinetou Serra sobre o fato dos criminosos controlarem as prisões paulistas. Defendeu os veículos aéreos não tripulados, ridicularizados por Serra.
Desmatamento zero
Dilma preguntou sobre propostas para o meio ambiente, e ressaltou a diminuição do desmatamento durante o governo petista e a apresentação de metas para a emissão de controle de gases do efeito estufa. Serra disse que fez, em parceria com o Partido Verde, uma lei de mudanças climáticas que é considerada uma das melhores do mundo. Dilma destacou a importância de um plano nacional de mudanças climáticas. O ex-governador aproveitou e prometeu desmatamento zero na Amazônia, meta considerada irreal por Dilma, em evento em Brasília na última semana. Ele criticou o fato da maior parte dos projetos energéticos atuais incentivarem à queima de carbono.