Eleicoes2010

Detalhamento do programa de Serra é divulgado no site do candidato

Ivan Iunes
postado em 26/10/2010 08:45
A apenas seis dias das eleições, o candidato à Presidência José Serra (PSDB) publicou a parte do seu programa de governo voltada para as propostas estaduais. A medida foi tomada de forma emergencial ontem, no fim da tarde, pela internet, para contrastar com o lançamento das diretrizes petistas num futuro governo de Dilma Rousseff (PT). O documento é dividido por Unidades Federativas e contém, desde propostas genéricas, como a edição do Plano Amazônia Sustentável e a ampliação do Bolsa Família, até a duplicação de rodovias e a ampliação de aeroportos. Ao lado do programa ;regional;, Serra ainda teve encontro em São Paulo com cientistas.

A publicação das principais diretrizes ainda não foi autorizada pelo candidato. Por enquanto, estão disponíveis no site Proposta Serra apenas as prioridades de cada estado. Em locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, estão na linha de frente obras de saneamento, criação do 13; benefício do Bolsa Família, construção de casas populares e o programa Mãe Brasileira, que concede enxoval e exames pré-natais a grávidas. O documento foi elaborado a partir das sugestões de internautas e das viagens feitas pela equipe responsável por elaborar o documento ; coordenada por Xico Graziano.

O texto traz propostas de difícil implementação, como zerar o deficit de creche e pré-escola. Há ainda temas recorrentes. Na parte de infraestrutura, as metas mais comuns são as obras de metrôs, previstas para 15 estados. O meio de transporte seria construído ou ampliado em sua forma subterrânea em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Teresina, Natal, Porto Alegre e, São Paulo. Há até uma linha Rio de Janeiro-Niterói com 5km sob a Baía de Guanabara. O metrô de superfície atenderia Goiânia, Belém, Recife, São Lepoldo-Novo Hamburgo (RS), Maceió e Palmas. Ao menos 27 aeroportos seriam construídos ou sofreriam intervenções em quatro anos ; incluindo praticamente todos os de cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

SBPC
Serra fez campanha ontem na sede administrativa da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Paulo. Ele disse que o seu governo iria privilegiar pesquisas e prometeu investimento em tecnologia. Segundo o tucano, seu programa de governo para o setor será o mesmo que foi apresentado pelas entidades. Em discurso, o candidato criticou a política econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. ;O modelo petista permitiu a desindustrialização do Brasil. (...) Estamos atravessando um período de desindustrialização e não há debate nacional a esse respeito. O país não tem política de desenvolvimento clara para o futuro;, disse.

O candidato comentou a possibilidade de a abstenção ser grande por causa do feriadão. ;Como cidadão, estou preocupado com o quorum das eleições, mas vamos trocar metade de um feriadão por um feliz ano novo;, discursou.

Serra se disse confiante na vitória, apesar de as recentes pesquisas mostrarem até 14 pontos percentuais de vantagens de Dilma. ;Estamos numa luta de Davi contra Golias. Nós somos Davi, mas tenho um elemento de confiança;, destacou. Depois, disse que a campanha de Dilma tem baixaria demais. ;Em matéria de baixaria, sem dúvida, esta é a pior campanha que já vi. Nunca um adversário aparelhou tanto, jogou tão baixo quanto o PT;, destacou. Ontem, o site de Serra ficou boa parte do dia fora do ar por problemas técnicos. Segundo a coordenadora da campanha virtual tucana, Soninha Francine, a falha foi causada por invasão de hackers. ;De uns dias para cá, o site vem sofrendo ataques diários;, disse ela no Twitter.

Números estáveis no Vox Populi
; A nova rodada de pesquisa do Instituto Vox Populi para a disputa presidencial, divulgada ontem, mostra estabilidade dentro da margem de erro de 1,8 ponto percentual. Dilma Rousseff (PT) aparece com 49% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) soma 38%. Na última sondagem, divulgada no dia 19, Dilma tinha 51% e Serra, 39%. Os indecisos passaram de 4% para 7% e os brancos e nulos se mantiveram no patamar de 6%. Levando em conta apenas os votos válidos, Dilma reúne 57% das intenções de voto, contra 43% do candidato tucano. O Vox Populi foi às ruas entre 23 e 24 de outubro e ouviu 3.000 eleitores em 214 municípios. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 37.059/2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação