Na segunda parte do debate entre os candidatos ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) fizeram perguntas de temas livres. O petista prometeu escrituras para lotes e a ex-primeira-dama defendeu o inchaço do DF. Essa parte do programa teve destaque para a saúde, tema de duas das quatro perguntas do bloco.
[SAIBAMAIS]Weslian perguntou a Agnelo como ele pretende cuidar dos outros problemas da capital federal se vai exercer a função de secretário de Saúde. Segundo a mulher de Roriz, o vice de sua chapa, Jofran Frejat (PR), ex-titular da pasta, disse ser impossível conciliar as atividades de chefe do Executivo e homem forte da Saúde. O petista reafirmou a promessa de assumir a secretaria em uma fase inicial, caso seja eleito. "Vou fazer uma verdadeira operação para tirar a saúde pública da UTI", assegurou. O candidato prometeu unidade de pronto atendimento em todas as cidades e
investimento nos servidores.
Na réplica, a ex-primeira-dama aproveitou para exaltar a fala do papa Bento XVI desta quinta-feira (28/10). "Isso é a prioridade do nosso governo, ser contra o aborto e a favor da vida", disse, em concordância com o pontífice. De acordo com o petista, na gestão Roriz "chegava a faltar papel para o receituário".
Denúncias
O ex-minsitro do Esporte falou sobre os ataques que vem sofrendo no horário eleitoral da Coligação Esperança Renovada. Ele pergunto se Weslian tem conhecimento de quem são essas pessoas que aparecem o acusando e da ficha corrida deles. Weslian disse que as verdades são ditas, não ficam escondidas. "Ninguém vai para uma televisão para falar o que não viu", respondeu. "O povo de Brasília está consciente de que isso existiu", finalizou Weslian.
Habitação
Em pergunta sobre habitação, Weslian questionou Agnelo por que ele pede votos nas cidades feitas por Roriz e criticadas pelo PT. O ex-ministro respondeu que não existe "reserva de mercado" e que "o povo de Brasília é livre". Ele prometeu entregar 100 mil moradias com toda a infraestrutura adequada, sobretudo aos "filhos de Brasília". E criticou a falta de política habitacional para atender as pessoas nascidas na capital.
Na réplica, Weslian disparou: "Eu acho interessante o senhor vir falar que vai dar escritura dos lotes doados por Roriz, onde o PT disse que morava marginais e que Roriz inchou Brasília". Em tréplica, Agnelo prometeu beneficiar funcionários públicos e disse que vai regularizar cidades como Varjão, São Sebastião, Paranoá e Sobradinho II.
Cidade da Saúde
Agnelo quis saber como funcionaria a Cidade da Saúde, proposta por Weslian. "Nós vamos ter pessoas técnicas para isso. A saúde será entregue a Jofran Frejat e toda a sua equipe", respondeu a candidata. O petista criticou a postura da mulher de Roriz e disse que Frejat já foi secretário e não impediu o desastre na pasta. "Cidade da Saúde é repetir os erros do passado", alegou.