Eleicoes2010

Em Minas, Serra não descola de Aécio, Anastasia e Itamar

Enviado Especial
postado em 29/10/2010 09:01
Uberlândia (MG) ; Atrás nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, começou a colocar em prática a última cartada para tentar bater a rival Dilma Rousseff (PT) na disputa pelo cargo. Concentrará as últimas horas pré-eleitorais em Minas Gerais ; ontem, esteve em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e em Montes Claros, no Norte ;, estado que visitará novamente amanhã para campanha em Belo Horizonte. E não é só a presença em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. A estratégia envolve ainda colar a imagem à da trinca vencedora das eleições no estado em 3 de outubro: o governador reeleito Antonio Augusto Anastasia (PSDB) e os senadores eleitos Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS).

Em discurso para lideranças em um clube de Uberlândia, José Serra chamou Anastasia de ;homem preparado; e Itamar de ;íntegro;. Mas o elogio mais sintomático foi reservado a Aécio Neves, classificado por Serra como grande líder do estado, do Brasil, e ;que tem um futuro muito importante pela frente;. Sobre o senador ; agora eleito deputado federal ; Eduardo Azeredo (PSDB), Serra disse se tratar de ;um exemplo de dignidade e comportamento correto;.

Ao discursar antes do candidato, Aécio disse que a vitória em Minas só estará completa se o colega de partido for eleito. ;Serra tem compromissos claros, objetivos com Minas;, disse. Ele usou ainda o discurso dos rivais no primeiro turno para pedir voto ao tucano. ;Nossos adversários foram reiteradas vezes à televisão dizer que o povo mineiro tinha que votar nele (Hélio Costa, candidato do PMDB ao governo de Minas) para que fosse parceiro da candidata que consideravam eleita. Não acho que isso seja fundamental. Mas já que disseram isso, têm agora a oportunidade de serem coerentes com os discursos e votar em Serra, porque Minas já escolheu Anastasia seu governador.;

Firme em reverter o quadro, Serra pediu para que militantes fossem às ruas pedir votos. ;Cada menina bonita pode ganhar 15. É só mandar e-mails aos pretendentes e dizer que têm mais chances se votarem no 45;, brincou. O candidato disse ainda que é hora de conquistar o voto dos indecisos e o ;de quem não está muito decidido a votar na outra candidata;.

Além do encontro com lideranças no clube, com capacidade para 1,5 mil pessoas, e que não estava lotado, José Serra fez caminhada pelo centro da cidade e tomou o tradicional cafezinho em uma lanchonete da cidade. No primeiro turno, o tucano perdeu para Dilma na cidade. Teve 70.680 votos, contra 186.797 da petista. Em Uberlândia, Aécio Neves e Itamar Franco também tiveram menos votos que o PT, que disputou vaga no Senado com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Ainda em relação à votação na cidade do Triângulo, Anastasia teve menos votos que o rival, Hélio Costa.

AFAGO NOS PREFEITOS

Luiz Ribeiro

Montes Claros (MG) ; Em visita a Montes Claros, Norte de Minas Gerais, o candidato José Serra (PSDB) prometeu, ontem, se eleito, elevar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios numa tentativa de cativar os prefeitos e inverter a situação no primeiro turno, quando perdeu, na região, para Dilma Rousseff (PT) por uma larga diferença: 65,7%, contra 21,05% dos votos.

Após desembarcar no aeroporto local, acompanhado dos senadores eleitos Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS), e do governador reeleito Antonio Anastasia, Serra seguiu em carreata até o salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde se encontrou com prefeitos e lideranças da região. ;Posso garantir que, quando estivermos na Presidência, não haverá mais garfada no Fundo de Participação dos Municípios;, disse o candidato, que também prometeu criar uma secretaria especial do Semiárido do Nordeste e de Minas.

Levando em conta que o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha são as regiões mais pobres do estado, Serra deu ênfase às propostas voltadas para as classes mais baixas e os dependentes dos benefícios do governo federal. Destacou que uma de suas metas é reforçar o Bolsa Família com a criação do 13; pagamento do programa. Também voltou a dizer que, se eleito, vai elevar o salário mínimo para R$ 600 a partir de janeiro de 2011 e que pretende dar um reajuste de 10% aos aposentados.

Serra rebateu a candidata petista, que o acusa de desprezar a questão social. ;Isso é mais uma afirmação mentirosa da coleção de mentira deles (do PT). O Bolsa Família teve origem no Bolsa-Alimentação, que eu criei, e no Bolsa-Escola, que foi criado no governo Fernando Henrique (Cardoso).;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação