Eleicoes2010

Às vésperas da votação, o petista Agnelo mantém ritmo intenso na campanha

Ontem ele teve encontro com universitários e comerciantes. Ao lado de correligionários, disse estar confiante de que os brasilienses escolherão "um novo caminho" ao irem às urnas

postado em 30/10/2010 08:43
A semana terminou em clima de otimismo para os integrantes da coligação Um novo caminho. O candidato a governador Agnelo Queiroz (PT) dedicou as últimas horas de campanha a segmentos distintos do Distrito Federal. O petista visitou o Shopping Popular, ao lado da Rodoferroviária, a Universidade de Brasília (UnB) e o Taguacenter, em Taguatinga. Nos compromissos de ontem, ele reafirmou que a receptividade da população foi decisiva para enfrentar os quatro meses de campanha. A integração entre os políticos da chapa também deu fôlego ao grupo vermelho.

Agnelo Queiroz esteve no Taguacenter, no Shopping Popular e na Universidade de Brasília em busca de votos: interação com o eleitor desde julhoMesmo no segundo turno, a jornada de Agnelo contou com a presença de candidatos que tinham vencido o pleito, como os senadores eleitos Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT). Ontem, ambos participaram dos compromissos. ;No começo, o descrédito era muito forte. A cidade vinha de uma crise e estava machucada com os episódios que vivenciou no antigo governo. Agora, as pessoas pensam com mais otimismo na possibilidade de mudanças;, analisou. ;A unidade e a esperança foram importantes para conseguirmos isso com a nossa coligação;, completou Agnelo.

Com o fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o petista vai aproveitar os minutos finais antes do segundo turno no contato com a população. Pela lei, os comícios não podem ocorrer neste fim de semana. Agnelo vai distribuir os últimos abraços e apertos de mão nas ruas. ;A campanha termina do jeito que começamos. O corpo a corpo foi a base de tudo. O único jeito de descobrir as reais necessidades da população é com a conversa. A interação com os moradores das cidades foi muito forte;, avaliou. ;Domingo será o fim de um ciclo. O brasiliense vai optar por um novo caminho, de retomada do sonho original de Brasília;, acrescentou o petista.

Na reta final, o candidato do PT mirou grandes colegiados eleitorais do DF. O político visitou à tarde Taguatinga e, cercado de militantes, ouviu os pedidos dos trabalhadores do Taguacenter. Prometeu resolver a questão da falta de estacionamento do setor, uma das maiores reclamações dos empresários e clientes do local.

Comércio
A agenda começou no Shopping Popular pela manhã. Cercado de correligionários, o líder da coligação Um novo caminho percorreu o centro de compras criado pelo então governador José Roberto Arruda. Os comerciantes mostraram propostas de como ocupar parte do subsolo, que está vazia desde a inauguração. O petista também entrou na agência do Banco de Brasília (BRB) que, segundo os trabalhadores, pode sair do local. ;Aqui tem um investimento grande do poder público, colocando aqui órgãos de governo vamos poder dar utilidade e trazer um fluxo de pessoas que dê sustentação à atividade econômica;, disse.

Grande parte dos boxes do shopping não funcionou ontem. A comerciante Maria Alves Santana, 56 anos, afirmou que alguns concessionários deixaram de trabalhar por conta da visita do candidato. ;Fizemos uma comissão para receber Agnelo e quem é contra não abriu;, contou. As portas do restante das bancas estavam fechadas porque os próprios vendedores não conseguem arcar com as despesas em decorrência da pequena movimentação de clientes. ;O comércio daqui precisa de publicidade e incentivos para atrair a freguesia;, apelou Maria.

O petista almoçou no Restaurante Universitário da UnB e comentou a intenção de democratizar o acesso dos jovens do DF ao ensino superior. Os alunos da instituição também perguntaram a Agnelo as propostas para a juventude. Entusiasmado, o estudante de educação física Rauann Antunes, 18 anos, conversou por alguns minutos com o candidato. ;Ele foi ministro dos Esportes, tem intenções de trabalhar nessa área. Em Brasília, muitos jovens talentos se perdem por falta de incentivo;, ressaltou o universitário.


Agenda

Confira os principais compromissos do petista Agnelo Queiroz previstos para hoje:

9h ; Grande carreata da vitória. Concentração na SCLN 316, em frente ao Setor Hospitalar Norte, no estacionamento da agência dos Correios
15h ; Grande caminhada da vitória em Ceilândia. Concentração na Praça do Cidadão, na EQNM 18/20


Escolha revelada
>> Luísa Medeiros

A dois dias da eleição, a coligação Um novo caminho, encabeçada pelo petista Agnelo Queiroz, recebeu apoio público de Tetê Monteiro, ex-vice de Toninho do PSol, um dos candidatos adversários de Agnelo no primeiro turno da eleição. Apesar de ter votado pela neutralidade na segunda temporada da corrida eleitoral, durante reunião da executiva regional do PSol, realizada no último dia 5, Tetê anunciou que votará no petista amanhã porque acredita que o projeto dele para o Distrito Federal é melhor do que o proposto pela concorrente Weslian Roriz (PSC). A notícia surpreendeu Toninho. ;É uma novidade para mim. Temos distância programática e ideológica das duas candidaturas. Por isso que decidimos pelo voto nulo;, afirmou.

Tetê Monteiro argumenta que ;não era segredo; que iria votar em Agnelo no segundo turno. ;Sempre tive convicção que entre o projeto de Agnelo e o de Weslian, o dele é melhor. Nunca fiz segredo disso. Mas é claro que o projeto de Toninho era muito melhor;, afirmou ela. A professora disse que contou o seu posicionamento a todos que perguntaram a ela sobre a preferência nas urnas. ;Quem me perguntou nesse período eu falei. O Toninho sabe;, declarou. A única crítica que Tetê fez a Agnelo foi em relação às ;alianças terríveis; feitas pelo PT com outros partidos da cidade.

Diante do anúncio, Toninho minimizou ao falar que ;não há crise nenhuma com isso;. O candidato derrotado disse que ;é óbvio; que, depois da primeira fase da eleição, os militantes seguirão o próprio rumo. ;Não concordo com essa ideia, mas respeito a opinião dela;, afirmou ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação