postado em 31/10/2010 06:11
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem se transformado em votos para a sua maior aliada no Pará, a governadora Ana Júlia Carepa (PT), que disputa hoje o segundo turno das eleições contra o ex-governador Simão Jatene (PSDB). O tucano ficou a apenas um ponto percentual da vitória no último dia 3. Conquistou 48,92% dos votos do primeiro turno, patamar que o coloca na condição de favorito na corrida pelo governo do estado de maior população da Região Norte. A petista ficou com 36%. As mais recentes pesquisas de intenção de voto mostram o tucano com até 15 pontos percentuais a mais que a adversária petista. Levantamento divulgado ontem pelo Instituto Veritate aponta Jatene com 49,5% dos votos, contra 34,8% de Ana Júlia. A pesquisa, feita com 1.611 eleitores entre 22 e 26 de setembro, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 19557/2010.
Lideranças paraenses apontam a neutralidade do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) como uma das causas para que a campanha da governadora não tenha decolado como ela esperava. No primeiro turno, ele apoiou o peemedebista Domingos Juvenil na disputa pelo governo, que teve pouco mais de 10% dos votos. Já no segundo turno, ficou evidente que o PMDB do Pará está rachado. Um exemplo da divisão no partido é o deputado federal eleito com o maior número de votos no estado, Wlad (PMDB), que tem feito campanha pesada em favor de Jatene.
Neste segundo turno, a baixaria tomou conta da campanha. A coligação de Ana Júlia veiculou propaganda em que Almir Gabriel chama Jatene de preguiçoso. A troca de acusações levou tucanos e petistas a entrarem com representações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De um lado, a coligação de Jatene acusou a adversária de ter distribuído um panfleto afirmando que Jatene vai acabar com o programa Bolsa Família. De outro, Ana Júlia pediu que o PSDB fosse impedido de veicular imagens dos integrantes de partidos da base aliada do governo que declararam apoio ao adversário.
TIROS NO COMITÊ
Na madrugada de sábado, um comitê evangélico da candidata petista Ana Júlia Carepa montado na capital do estado foi alvejado a tiros. Segundo testemunhas, os atiradores estavam em um veículo Honda Civic de cor prata. Oito disparos atingiram o imóvel, um deles em um banner com o rosto da candidata. Um carro que estava estacionado próximo ao comitê também foi atingido. No primeiro turno, o comitê central de campanha da candidata teve as vidraças destruídas por dois homens. Ninguém foi preso.
PARÁ
População - 7.431.020
Eleitores - 4.763.456
IDH - 0,755
(Índice de Desenvolvimento Humano)
Candidatos ao governo
Simão Jatene (PSDB)
Ana Júlia (PT)