Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Camilo Capiberibe é eleito governador do Amapá

Camilo Capiberibe (PSB) é o novo governador do Amapá. Com 94,50% das urnas apuradas, Capiberibe está com 53,64% dos votos. O candidato Lucas Barreto (PTB) está com 46,36% dos votos apurados. As abstenções somam 18,4%.

O novo governador Camilo Capiberibe é deputado estadual. É bacharel em Direito e mestrando em Ciências Políticas pela Universidade de Montreal, no Canadá.

Capiberibe tem 38 anos e nasceu no Chile, onde seus pais viveram durante o exílio.

Filiado ao PSB há dez anos, começou sua vida política no movimento estudantil. No partido foi secretário de Organização da Executiva Estadual e, atualmente, é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá.

Capiberibe é filho do ex- governador e ex- senador João Capiberibe (PSB), e da deputada Janete Capiberibe (PSB).

Nas eleições de 2008 candidatou-se à prefeitura de Macapá pela coligação Frente pela Mudança (PSB / PSOL / PMN). Chegou a disputar o segundo turno, obtendo 59.864 votos no total (33,07% dos votos válidos).


Campanha
A campanha pelo governo do Amapá foi conturbada no primeiro turno. O governador Pedro Paulo Dias (PP), que tentava a reeleição, foi preso por nove dias em setembro, acusado de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações. Quando reassumiu o cargo, Dias chegou a declarar que voltaria a disputar a reeleição, mas não conseguiu passar para o segundo turno.

No primeiro turno, Lucas Barreto obteve 28,93% dos votos, enquanto Capiberibe ficou com 28,68%.

AMAPÁ
População - 626.609
Eleitores - 420.331
IDH - 0,780
(Índice de Desenvolvimento Humano)

Candidatos ao governo
Lucas Barreto (PTB)
Camilo Capiberibe (PSB)