Eleicoes2010

Eleição de Dilma Rousseff é destaque nos principais jornais estrangeiros

postado em 31/10/2010 21:25
A eleição da primeira mulher presidente do Brasil foi destaque nos sites dos principais jornais do mundo. As chamadas anunciando a vitória de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno se sobrepuseram até a assuntos locais de grande destaque, como na Argentina, em que as eleições brasileiras têm a principal manchete do jornal Clarin, mesmo com a comoção pela morte do ex-presidente Nestor Kirchner.



O Clarin destaca uma vitória "contundente" da petista com 55% dos votos. A cobertura vai além e traz vídeos e áudio comentando a disputa e a trajetória da política. A versão global do El Pais, da Espanha, também deu o destaque principal do portal para Dilma. Os espanhóis lembraram a ligação da candidata com Lula. "Brasil decide seu futuro depois ede Lula".




Já o italiano Corriere della Sera anuncia a vitória da petista abaixo
de mais um escandâlo envolvendo Silvio Berlusconi. O diário destaca o fato de uma melhor assumir a presidência. "Brasil, uma mulher presidente: vence Dilma Rousseff.





No francês Le Figaro, tradicional veículo de direita, a vitória da presidente é o destaque principal, ressaltando o fato de Dilma ser a primeira mulher presidente do Brasil. O jornal ainda traz um perfil da política, lembrando sua ligação com Lula, "A herdeira de Lula", e do começo da popularidade nacional, em 2008, quando estava à frente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): "Dilma, quem?".




O site do jornal britânico The Guardian disse que o Brasil elegeu uma rebelde marxista para presidente. O jornal apontou ainda os desafios do governo da candidata eleita, como saúde pública e a violência.






De acordo com o jornal norte-americano, a nova presidente do Brasil ganhou as eleições após prometer que vai tirar milhões de pessoas da pobreza e vai tornar o país um das maiores economias do mundo. Para o NYT, Dilma é uma líder guerrilheira nata. ;O resultado completa uma jornada para Rousseff que foi presa e torturada por militares em 1970 e agora se tornou a primeira mulher a liderar a maior economia da América Latina;.



O jornal de Portugal destaca que Dilma passou de guerrilheira para presidente. Além disso, mostra que temas polêmicos, como o aborto e a religião, fizeram parte da conturbada campanha das eleições no Brasil.





O site da CNN limitou-se a divulgar que Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação