postado em 01/11/2010 09:25
A eleição presidencial brasileira despertou o interesse não apenas da imprensa internacional (veja abaixo), mas de diversos líderes ao redor do mundo. O primeiro chefe de Estado a se manifestar após o resultado que consolidou a vitória da petista Dilma Rousseff à Presidência foi Nicolas Sarkozy, o presidente da França. ;Essa vitória demonstra o reconhecimento do povo brasileiro pelo trabalho considerável que ela tem desenvolvido com o presidente Lula para o Brasil se tornar um país moderno e mais justo. Nessa caminhada, o presidente da República (da França) garante à senhora Dilma Rousseff que poderá continuar contando com a amizade e o apoio indefectíveis da França;, afirmou, por meio de nota. Uma das primeiras decisões que Dilma pode tomar, ainda em parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é sobre quem será o país fornecedor de aviões-caças à Força Aérea Brasileira (FAB). Escolha essa que pode beneficiar a França, cujas aeronaves listam entre as preferidas do governo brasileiro.O presidente espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, também enviou ontem um telegrama à presidente do Brasil eleita, parabenizando-a pela vitória nas eleições deste domingo e se comprometendo a seguir trabalhando para que a relação bilateral entre Brasil e Espanha continue ;magnífica;. Da América Latina, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou seu apoio: ;Vou mandar esse beijo para minha querida Dilma. Vem de longe, companheira. Conheço-te. Sabemos de onde você vem, das batalhas pelo Brasil. Uma mulher de grande coragem, uma mulher patriota;.
Por meio de um comunicado da chancelaria, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou: ;O governo da República Argentina felicita a senhora Dilma Rousseff pelo triunfo popular obtido no dia do segundo turno, que lhe consagrou como a primeira chefe de Estado do Brasil;. O presidente de El Salvador, Maurício Funes, também expressou sua satisfação pela vitória de Dilma Rousseff na eleição de 2010 e parabenizou o povo brasileiro por ;uma nova mostra de maturidade democrática;: ;Quero expressar minha alegria e a de meu governo pelo triunfo de um projeto que recebeu grande apoio da maioria dos cidadãos. Hoje (ontem), foi completada uma jornada inesquecível para o povo brasileiro, que elegeu pela primeira vez em sua história uma mulher para dirigir o destino dessa grande nação;, disse Funes, por meio de nota oficial.
DEU NO...
THE NEW YORK TIMES
O veículo norte-americano destacou a vencedora Dilma Rousseff como a ex-guerrilheira que chegou ao poder após a promessa de reforçar as políticas que tiraram milhões de pessoas da pobreza e tornaram o Brasil uma das ;mais quentes; economias. O veículo destacou ainda o forte vínculo da eleita com Luiz Inácio Lula da Silva: ;Lula vai estar sempre presente no meu governo;, reproduziu o jornal.
EL PAÍS
O diário espanhol exaltou em seu site a vitória de Dilma Rousseff com a reportagem intitulada ;Rousseff, primeira mulher que chega à Presidência do Brasil;. O veículo destacou o comentário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a vitória dela era sua própria vitória e que a derrota significaria ;uma bofetada do eleitorado em sua própria cara;.
THE GUARDIAN
Apresentando Dilma Rousseff como uma ex-rebelde marxista, o jornal inglês destacou o resultado das eleições presidenciais brasileiras em sua página na internet. Na reportagem, o veículo citou o fundamental papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem Dilma, para ser eleita, teria prometido seguir, principalmente no aspecto da ;revolução social;.
LE MONDE
O site do jornal francês estampava como uma das suas principais chamadas a vitória de Dilma Rousseff. O periódico destacou que a vitória foi alcançada graças à herança política do presidente Lula e à bandeira da estabilidade econômica, com a ;saída de milhões de brasileiros da pobreza;. O Le Monde ainda tratou Dilma como ;uma sobrevivente do câncer;, em alusão à doença que a acometeu.
CLARÍN.COM
No página do principal jornal argentino, a eleição brasileira foi manchete na noite de ontem. O título da reportagem da correspondente Eleonora Gosman exaltava o resultado nas urnas: ;Dilma obteve uma vitória esmagadora e é a nova presidente do Brasil;. O texto foi consolidado com 92,06% das urnas apuradas, informando que a vitória da petista
já era apontada por pesquisas.
EL UNIVERSAL
O versão on-line do veículo venezuelano destacou o resultado das eleições brasileiras em sua primeira página. O título do perfil da presidente eleita trazia ;Rousseff surge da luta guerrilheira;. Além disso, um artigo de María Teresa Romero ressaltava que a economista era, entre os candidatos, a preferida do presidente venezuelano Hugo Chávez por ela ser ;linha dura;.
EL UNIVERSAL.MX
Ao mesmo tempo em que destacou a vitória da petista Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil, o mexicano El Universal frisou a derrota de seu oponente: ;É a segunda derrota que José Serra sofre em sua aspiração presidencial;. Por outro lado, o veículo destacou a importância de Dilma por ser ela a 12; mulher a ocupar o poder na América.
ELDEBER.COM.BO
No diário boliviano, a vitória da petista Dilma Rousseff também ganhou destaque na primeira página. O jornal repercutiu ainda a promessa de que a presidente eleita se ;comprometeu a acabar com a miséria que afeta mais de 20 milhões de brasileiros;. "Não poderemos descansar enquanto existirem brasileiros com fome", reproduziu o veículo.
CORREIO DA MANHÃ
A eleição de Dilma Rousseff era a principal notícia da página virtual do Correio da Manhã, jornal português. ;Dilma disse que irá governar para todos os brasileiros, independentemente de sua preferência partidária;, diz o jornal, que ressalta em seguida que ;no seu governo só estarão pessoas da coligação que a apoiou;.
ALJAZEERA
A principal emissora de TV do Oriente Médio, a Al Jazerra, também destacou em sua página na internet a vitória de Dilma. A foto publicada na chamada principal é da carreata final da campanha, no sábado, em Minas Gerais. A reportagem informa que Dilma foi uma ;líder guerrilheira; e destaca o compromisso assumido dela com a erradicação da pobreza.
CORRIERE DELLA SERRA
A notícia sobre a eleição de Dilma também foi destaque
no site do jornal italiano. ;Pela primeira vez na história, o Brasil elege uma mulher presidente", destaca a reportagem, que diz ainda que a vitória não representou nenhuma surpresa e que Dilma foi uma escolha pessoal do presidente Lula para a disputa.
DER SPIEGEL
A principal revista semanal da Alemanha estampou na manchete de sua edição on-line a eleição da primeira presidente do Brasil assim que foram divulgados os resultados parciais da eleição. Em matéria enviada do Rio de Janeiro, o correspondente Jens Glüsing destaca também a incógnita sobre como se comportará a ;nova potência mundial; sem ;o brilho de Lula;.