Agência France-Presse
postado em 01/11/2010 09:54
PARIS - A primeira secretária do Partido Socialista, Martine Aubry, assim como outros destacados membros do principal partido da esquerda francesa e do Partido Comunista Francês, felicitaram nesta segunda-feira (1/11) Dilma Rousseff."Companheira de Lula da Silva, encarna a esquerda que funciona, ao mesmo tempo responsável e moderna, uma esquerda de valores a serviço dos mais fracos", estimou Aubry em um comunicado no qual presta homenagem ao "Brasil de Lula".
A também prefeita de Lille (norte) destacou sua alegria pelo fato de que "um dos maiores países do mundo acaba de eleger pela primeira vez em sua história uma mulher presidente".
A ex-candidata socialista à presidência francesa e atual presidente da região de Poitou-Charentes (oeste), Ségol;ne Royal, celebrou, em um comunicado, "a bela vitória de Dilma Rousseff (...) uma mulher enérgica e de convicção". Ela se alegrou pelo fato de que "o povo brasileiro escolheu continuar aprofundando com ela a mudança realizada com audácia e pragmatismo pelo presidente" Luiz Inácio Lula da Silva.
O prefeito socialista de Paris, Bertrand Delano;, também manifestou em um comunicado sua satisfação com o resultado das eleições de domingo. Ele disse que "com Dilma, a grande obra de Lula, a serviço do progresso, de uma melhor divisão das riquezas e do crescimento ecológico, poderá prosseguir".
O Partido Comunista Francês enfatizou, por sua parte, que "a vitória confirma a adesão do povo brasileiro às políticas de transformação que a esquerda brasileira coloca em andamento há oito anos com resultados e êxitos reais". O partido citou como bras de Lula a "saída da pobreza de um quarto da população e a criação de 15 milhões de empregos como uma política que concedeu ao Brasil um lugar importante no cenário internacional".