Especial 1109

Osama Bin Laden temia um complô da Al-Qaeda após 11 de Setembro

Agência France-Presse
postado em 03/09/2011 09:23


Washington - Osama bin Laden temia ser alvo de um complô dentro da Al-Qaeda após os ataques de 11 de setembro de 2001, revelam despachos do governo americano divulgados pelo site WikiLeaks nesta sexta-feira (3/9).

A revelação foi feita por um ex-membro saudita da Al-Qaeda, Abdul Bukhary, detido na prisão americana de Guantánamo (Cuba).

Bukhary contou aos investigadores que foi detido e torturado em outubro de 2001 por membros da rede terrorista devido a uma "transferência de dinheiro" para um líder extremista do Uzbequistão.

Segundo o documento, publicado pelo jornal El País, Abdul Bukhary disse que "a transferência foi realizada sem o conhecimento de Bin Laden, que acreditou se tratar de parte de um complô para derrubá-lo".

Bin Laden foi assassinado em uma casa na cidade de Abbottabad, no norte do Paquistão, no dia 2 de maio passado, por forças especiais dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação