Agência France-Presse
postado em 11/09/2011 11:21
Roma - Um minuto de silêncio foi observado neste domingo nos aeroportos de Roma, em homenagem às vítimas do 11 de Setembro nos Estados Unidos, no momento em que um avião atingia a primeira torre do World Trade Center, em Nova York.
Vários anúncios haviam sido feitos antes por alto-falantes nos aeroports de Fiumicino e Ciampino e às 14H46 (09H46 de Brasília), funcionários e passageiros pararam, em sinal de respeito.
Em Roma, o prefeito Gianni Alemanno e o embaixador dos Estados Unidos na Itália, David Thorne, foram juntos à missa e depositaram um ramo de louro diante do monumento dedicado às vítimas dos ataques de Nova York e Washington. Thorne declarou-se "eternamente grato" pela "solidariedade demonstrada pelos italianos, no dia trágico".
Cerimônias semelhantes foram organizadas em várias cidades da Itália. Em Milão, o presidente da empresa Franklin Templeton, Sergio Albarelli, com a voz embargada, disse ter perdido 87 colegas na tragédia. Em Bologna, a solenidade foi cercada de uma emoção particular - a cidade esteve mergulhada na violência, durante "os anos de chumbo" por um atentado que fez 87 mortos e 177 feridos, no dia 2 de agosto de 1980.
O chefe do governo Silvio Berlusconi endereçou uma carta ao presidente Barack Obama para "renovar seus sentimentos de proximidade, de amizade e solidariedade para com o povo dos Estados Unidos".