especialdenatal

Dupla de amigas ensina como montar uma mesa convidativa e elegante

Juntas há mais de 10 anos, Amanda Azevedo e Erika Adjunto são referência de bom gosto e personalidade

Bianca Baamonde - Especial para o Correio
postado em 12/12/2014 08:00
Juntas há mais de 10 anos, Amanda Azevedo e Erika Adjunto são referência de bom gosto e personalidade

Imagine duas amigas festeiras e some bom gosto. O resultado é uma sociedade construída com muitos detalhes, o prazer de bem receber e muita animação, claro. A EA Details nasceu há apenas quatro meses e as amigas Amanda Azevedo e Erika Adjuto já exibem um portfólio admirável. "Somos amigas há mais de 10 anos e sempre fomos muito elogiadas pelo nosso dom em arrumar uma bela mesa e receber os amigos", explica Érika. Amanda, com olhar um pouco mais estratégico, revela: "As pessoas sempre ligavam pedindo ajuda e sugestões para montar mesas para as mais diversas ocasiões. Eu pensei: ;estamos perdendo dinheiro;. Esse foi o pontapé inicial".

[SAIBAMAIS]Para a noite de Natal, a criação da dupla foi uma mesa de bufê. "A nossa ideia foi de uma mesa que desse movimento para um jantar mais informal e descontraído. Assim, as pessoas se servem e depois sentam para jantar onde e com quem desejarem", comenta Érika. Soldadinhos de madeira, uma minivila do Papai Noel e uma bicicleta retrô dão o tom lúdico. Os belos pratos, talheres e taças revelam a importância da ocasião. Os talheres ficam envoltos em fitas, e os guardanapos de pano ganham rosas e meias de madeira personalizadas. Os vinhos foram cuidadosamente colocados em um suporte vintage, assim como as nozes, em uma balança retrô.

O poder do bacalhau

Juntas há mais de 10 anos, Amanda Azevedo e Erika Adjunto são referência de bom gosto e personalidadeHá oito anos no Brasil, o argentino Lucas Fernandez Arteaga adotou o bacalhau em diversos pratos e, ago ra, usa para uma receita de Natal. ;A combinação de todos os ingredientes é clássica e, tratando-os do jeito certo, você potencializa o sabor o prato;, diz o chef da Umami Gastronomia para Eventos. Ele explica que o preparo permite que o bacalhau seja servido quente (com a massa mais crocante) ou frio (como acompanhamento de salada). ;Aqui, fizemos em temperatura ambiente, servido com salada temperada. Se quiser, pode tirar a massa e servir apenas o recheio.; Versátil, o prato pode ser servido no almoço, no jantar e também em porções individuais, em formato de torta.

Strudel de bacalhau confitado com legumes mediterrâneos e salada de baby leaf

Ingredientes para 12 pessoas

1,5kg lombo de bacalhau Gadus morhua, 2 pimenta-dedo-de-moça, 100ml de azeite de oliva extravirgem, 1kg de massa folhada , 1 pimentão-verde, 2 pimentões-amarelos, 2 pimentões-vermelhos, 2 berinjelas pequenas, 2 abobrinhas pequenas, 2 cebolas médias, 4 dentes de alho , 200g de abóbora-de-pescoço , 100g de tomates-cereja, 30g de azeitonas pretas portuguesas, 20 folhas de manjericão, 2 ovos e 1 caixa de folhas míni.

Para o bacalhau

Juntas há mais de 10 anos, Amanda Azevedo e Erika Adjunto são referência de bom gosto e personalidadeColoque os lombos de bacalhau numa bacia com água abundante, cubra com filme e guarde na geladeira. Após 2 horas, troque a água e repita o procedimento até a carne ficar com o ponto de sal do seu agrado. Limpe bem o bacalhau, tirando espinhas e pele e deixando somente a carne. Coloque o bacalhau num pirex do tamanho certo para caber a carne sem sobrar muito espaço. Cubra com azeite e coloque 10 folhas de manjericão, as pimentas-dedo-de-moça cortadas pela metade e dois dentes de alho amassados. Tampe o pirex com papel alumínio e asse no forno médio por 30 minutos. Quando estiver morno, coe em uma peneira e separe a carne em lascas grandes.

Para os pimentões

Coloque os pimentões no fogo direto, para queimar a pele, até ficarem completamente pretos. Guarde num saco plástico por 20 minutos e logo depois descasque, tirando bem toda a parte queimada, sementes e fios brancos do interior. Corte em bastões e reserve.

Para os legumes

Corte a abobrinha, a berinjela e a abóbora em bastões. Corte a cebola em tiras. Pique dois dentes de alho. Tire o caroço da azeitona e corte-a em rodelas. Pré aqueça uma frigideira grande com azeite de oliva e coloque os legumes. Primeiro, dê uma refogada na cebola junto o alho e, depois, agregue a abóbora, a abobrinha e a berinjela. Cozinhe, temperando com sal e pimenta-do-reino moída. Uma vez que os legumes estejam firmes, porém cozidos, retire-os e coloque-os numa bacia maior com os pimentões, as folhas de manjericão, os tomates-cereja cortados pela metade, as azeitonas e as lascas de bacalhau. Corrija os temperos. Tampe com filme e guarde na geladeira até esfriar bem.

Para terminar

Bata os dois ovos com uma pitada de sal, uma de açúcar e duas colheres de água. Coloque uma lâmina de massa folheada de 25cm de largura por 40cm de comprimento em cima de uma travessa para forno, pintada levemente com azeite. Coloque o recheio no centro, espalhado pelo comprimento todo da massa. Pinte com toda a mistura de ovo ao redor do recheio para colar à outra massa. Coloque outra lâmina por cima do recheio e feche uma massa com a outra. Apare as bordas, que podem ficar excedentes. Feche as duas pontas com ajuda de um garfo para que o recheio não escape no forno. Pinte com a mistura de ovos a superfície toda. Asse em forno pré aquecido a 180 graus até a massa ficar bem dourada e crocante. Pode ser degustado quente ou em temperatura ambiente, cortado em fatias e servido com uma salada de folhas temperadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação