Especial Publicitário - Senai

Renato Matos é tema de um dos filmes vencedores da 47ª edição do Festival de Cinema

Zirig Dum Brasília - a arte e o sonho de Renato Matos conquistou o troféu Candango de direção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/09/2014 08:03



Renato Matos, com atuação frequente e destacada na cena artística brasiliense desde a década de 1970, é tema de um dos filmes vencedores na 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dirigido por André Luiz Oliveira, Zirig Dum Brasília — A arte e o sonho de Renato Matos conquistou o troféu Candango de direção, trilha sonora, Júri Popular, além dos prêmios Conterrâneos (melhor documentário, independentemente da categoria) e Marco Antônio Guimarães (pesquisa histórica).


“O que move esse filme é a qualidade excepcional do compositor e do cantor Renato Matos, a história e a participação ativa dele no movimento artístico de Brasília, desde o fim dos anos 1970, quando foi um dos criadores do Projeto Cabeças. Mas quis mostrar, também, o ator e o artista plástico. Todas essas facetas tiveram o reconhecimento da mídia, o que fez de Renato uma referência, como mostra o longa-metragem”, afirma André Luiz.

Segundo o diretor, o fato de o Zirig Dum Brasília ter sido selecionado para a Mostra Brasília já foi uma conquista. “Sinceramente, me surpreendi com tantos prêmios. Vi a possibilidade de premiação ser acesa, na exibição do filme na Mostra Brasília. O que me levou a isso foi a reação emocionada de pessoas ligadas à música e ao cinema e espectadores em geral. Foi impressionante constatar o quanto o Renato é querido pelo brasiliense”.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.