Festival de Brasilia 2015

Festival de Brasília terá o Festivalzinho, uma versão de mostra para os pequenos

O 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro traz mostra infantil de filmes produzidos no país

postado em 15/09/2015 15:48
Paralelamente ao 48; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e organizado pelo próprio evento, o Festivalzinho traz uma série de filmes infantis com proposta educativa. As sessões serão exibidas nos dias 16, 17, 18, 21 e 22 de setembro em Ceilândia, em Taguatinga e no Gama.

Os ;filminhos; de temática infantil vêm de diversas regiões do Brasil e foram selecionados em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Entre ficções, animações e documentários, 19 curtas serão exibidos no Festivalzinho.

Entre eles, o brasiliense O balãozinho azul conta a história de uma garotinha que sai do interior para morar com sua tia, mas, ao contrário de ser tratada com carinho, torna-se a serviçal da casa. Ela vive triste até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade. O filme foi Troféu da Câmara Legislativa em 2013 e Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

Outro curta premiado é Taí ó, uma aventura na lagoa, ganhador do prêmio de melhor filme da Mostra Infantojuvenil do 19; Florianópolis Audiovisual Mercosul 2015. A história é de João, um garoto que foge de casa e decide ir atrás de sua avó, considerada bruxa na Costa da Lagoa. No caminho, ele conhece Zé, que será seu parceiro e guia nesse desafio. Os dois iniciam uma amizade e uma aventura repleta de descobrimentos.

Leia a breve sinopse dos filmes da mostra:

O balãozinho azul

(18min; Fáuston da Silva, 2013)

Tai ó, uma aventura na lagoa
(15min; Mauricio Venturi, 2014)

Entre latinhas

Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias na praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas para ajudar a família. De mundos diferentes, as duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de preconceitos. (12min; Carla Leoni e Richard Dantas, 2013)

A patrulha do xixi no banho
Em uma tarde qualquer, o plano mirabolante do EITA - Esquadrão Invencível da Traquinagem Atômica- está prestes a ser colocado em ação: fazer xixi no banho e ajudar a salvar o planeta. (9min; Michael Valim, ficção, 2011)

Meu foguete
Um menino de cinco anos sonha criar um foguete que seja mais rápido que a velocidade da luz. Uma verdadeira viagem pelo espaço e pelo imaginário infantil. (2min; Marcelo Bala e Andrea Pesek, 2013)

Menina bonita do laço de fita
Um coelho é apaixonado pela cor negra de sua vizinha e faz de tudo para ficar igual a ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ter filhos brancos, pretos e malhados. (7min; Diego Lopes e Claudio Bitencourt, 2014)

Pierre e a mochila
Pierre, um menino de 10 anos, muda-se para a casa de seu avô, após sua mãe ter o abandonado. No novo colégio, três meninas muito teimosas irão ajudá-lo a ficar alegre enquanto preparam juntos o projeto para a aula de ciências. (10min; Luli Gerbase, 2013)

Miroca e seu cuco caduco
Dona Miroca, depois de entrar em pânico porque seu relógio estragou, encontra tempo para reencontrar uma velha amiga e descobrir que a vida pode ser muito gostosa se tiver tempo para os pequenos prazeres. (13min; Diego Lopes e Claudio Bitencourt, 2014)

O maestro do tempo

Homenagem ao compositor Heitor Villa Lobos. (16min; alunos do Projeto Animação, 2014)

Corrida de toras
A tora, a longa distância e o sol que arde são a combinação necessária para esse desafio de meninos na Aldeia Nãsêpotiti, de índios Panará. Por fim, é nas águas do rio, onde toda brincadeira termina. (2min; Renata Meirelles, David Reeks e Fernanda Heinz Figueiredo, 2014)

Balú
O melhor amigo do menino é Balú, um cachorro vira-lata. Mas a sua mãe não permite que o cão fique em casa. Um dia Balú desaparece misteriosamente. (15min; Paula Gomes, 2014)

Caranga - do outro lado do manguezal

Caranga é um caranguejo esperto que conhece o Manguezal como a palma de sua ;garra;. Nessa aventura, ele descobre o outro lado do manguezal ao ajudar uma amiga numa história cheia de ação. (6min; Chicolam, 2011)

A varinha mágica
Uma jovem garotinha, única fã de um velho e decadente mágico, descobre que o mundo pode ser realmente fascinante. (6min; Ramon Faria, 2012)

O girassolzinho
O girassolzinho passa todo o seu tempo admirando o sol. Um dia, ao acordar, ele vê apenas um brilhinho no céu. Onde está o sol? (4min; Douglas Soares, 2012)

O reino do chocolate

A história de um planeta onde pessoas de cores diferentes não podem se misturar. Animação stop-motion feita com chocolate. (5min; Rafael Jardim, 2011)

Julieta de bicicleta

Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo em seu devido lugar. O seu único medo é o inesperado, que pode estar logo em frente virando a esquina. (11min; Marcos Flávio Hinke, 2012)

Banjo e Viola

Banjo vai ao Saloon, bar da pequena cidade onde mora. Chegando lá, vê Viola e, para impressioná-la, resolve montar no touro mecânico. Com isso acaba conquistando o coração da linda moça. (3min; Thiago Martins, 2011)

O cangaceiro e o leão
Pedro precisa fazer a lição da escola sobre aquecimento global e arrasta o avô para uma grande encrenca. (13min; Arnaldo Galvão, 2012)

O sumiço da coroa
A Coroa, o principal símbolo da festa do Divino Espírito Santo, desaparece da Igreja da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. E agora? Clara e Pedro começam a investigação para tentar recuperá-la, senão a festa pode não acontecer. (13min; Chico Faganello e Marco Martins, 2013)

Locais de exibição


Teatro Sesc Gama
Setor Leste Industrial QI 1 Lote 620, Gama

Teatro Newton Rossi
QNN 27 Lote B Ceilândia Norte

Teatro Paulo Autran

CNB 12 AE 2/3 Taguatinga Norte

A entrada é franca e a classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação