Festival de Brasilia 2016

Cineastas e convidados movimentam a abertura da 49ª edição do festival

O longa 'Cinema Novo', de Eryk Rocha e o curta 'Improvável encontro', de Lauro Escorel abrem o festival

Nahima Maciel , Alexandre de Paula
postado em 20/09/2016 20:52
O longa 'Cinema Novo', de Eryk Rocha e o curta 'Improvável encontro', de Lauro Escorel abrem o festival

O Cine Brasília já está lotado para a abertura do 49; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Marcada pra começar às 20h30 e já com alguns minutos de atraso, a sessão de abertura tem o filme Cinema Novo, de Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha. O documentário é uma homenagem à arte cinematográfica e ao movimento histórico do cinema brasileiro.

[VIDEO1]

Também será exibido logo mais o curta Improvável encontro, de Lauro Escorel. Durante o coquetel servido antes da sessão de abertura, o diretor Eryk Rocha conversou com o Correio e contou que o
longa tem um diálogo especial com o momento político que o Brasil tem vivido. "É impossível não se posicionar politicamente hoje", disse Eryk. "Pelo momento político do país e por ser minha casa, a cidade onde nasci, é uma emoção muito grande exibir Cinema novo aqui", completou.

O Festival começou com apresentação dos filmes da noite e com bastante protesto. "É um filme de resgate de colega de dois amigos", disse Lauro Escorel, diretor do curta Improvável encontro. Foi sob aplausos, vaias e gritos de "Fora Temer" que Eryk Rocha subiu ao palco pra apresentar Cinema Novo. "Eternamente fora Temer", disse o diretor. "Abrir esse festival em um ano que tem uma safra tão promissora é uma honra". Ele disse acreditar em uma nova geração que está chegando ao cinema brasileiro. Ainda sob gritos de Fora Temer, Eryk Rocha lembrou que nasceu em Brasília e contou que o longa é fruto do diálogo entre gerações.

Homenageado do Festival, o crítico e cineasta Jean-Claude Bernardert também esteve presente no evento. Assim como dos cineastas Vladimir Carvalho, André Luiz Oliveira e Vincent Carelli, que está na competição com o longa Martírio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação